Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981108
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GARCIA, M. V. B.
GARCIA, T. B.
MATOS, A. P. de
JUNGHANS, D. T.
CABRAL, J. R. S.
Additional Information: MARCOS VINICIUS BASTOS GARCIA, CPAA; TEREZINHA BATISTA GARCIA, CPAA; ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; DAVI THEODORO JUNGHANS, CNPMF; JOSÉ RENATO SANTOS CABRAL.
Title: Situação e perspectivas da abacaxicultura no Amazonas.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DA CULTURA DO ABACAXI, 5., 2013, Palmas. Produção e qualidade com tecnologia e sustentabilidade: anais. Palmas: Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Pineapple.
Aabacaxi
Description: Na região Amazônica ocorrem muitos tipos silvestres de abacaxizeiro em habitats naturais e diversas cultivares locais são plantadas em pequena escala por agricultores familiares para consumo e comercialização local. No Amazonas, a variedade denominada Turiaçu é predominante nos cultivos. Presume-se que esta variedade tenha sido trazida da região de Turiaçu, no Maranhão. As características botânicas e agronômicas são muito semelhantes entre as populações de abacaxizeiro cultivadas nos municípios de Turiaçu, MA e Itacoatiara, AM. Até o momento, sintomas de fusariose (Fusarium guttiforme), a principal doença do abacaxizeiro, não foram observados para a variedade Turiaçu, no Amazonas e Maranhão. Esta variedade ainda foi pouco estudada em seus aspectos agronômicos, como exigências nutricionais, indução floral e produção de mudas. No Amazonas, o cultivo do abacaxi Turiaçu já tem sido feito com uso de tecnologias básicas, tais como, plantio em fileiras duplas, aplicação de indutores florais, preparo do solo e adubação química, baseando-se no sistema de produção já estabelecido para a cultivar Pérola. Estima-se que em 80 a 85% da área cultivada no estado do Amazonas seja utilizada a variedade Turiaçu. A produção de abacaxi no Amazonas cresceu em 63% de 2004 para 2011, e atualmente o estado é o oitavo maior produtor do país. Esta produção se concentra no município de Itacoatiara, sobretudo nas regiões de Novo Remanso e Vila do Engenho.
Data Created: 2014-02-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SituacaoeperspectivasdaabacaxiculturanoAmazonasARISTOTELES.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace