Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982833
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEIXOTO, R. M.
OLIVEIRA, M. L. M. de
LIMA, A. D. P.
BATISTA, N. J. M.
PINHEIRO, R. R.
ANDRIOLI, A.
Additional Information: Renato Mesquita Peixoto, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE, Brasil
Maria Layris Melo de Oliveira, Graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE, Brasil
RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC
Nikaelyson Jonh Marcos Batista, Graduação - Instituto de Teologia Aplicada (INTA) - Sobral, CE, Brasil
Ana Dalila Pereira Lima, Graduação - UVA - Sobral, CE, Brasil
ALICE ANDRIOLI, CNPC.
Title: Avaliação in vitro da qualidade do sêmen de reprodutores caprinos portadores da artrite encefalite caprina (CAE) através de espermograma.
Publisher: In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, 8., 2013, Sobral. Anais... [Sobral]: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2013. 7 f.
Language: pt_BR
Keywords: CAEV
Espermograma
Artrite encefalite caprina
Quality.
Caprine arthritis encephalit virus
Description: Resumo: Objetivou-se com esse estudo avaliar a qualidade do sêmen de animais portadores do CAEV através de espermograma completo. Foram realizadas 17 coletas alternadas ao longo de cinco meses (março a julho de 2013), utilizando-se de 10 reprodutores caprinos, dos quais quatro da raça Anglo-nubiano e seis Saanen, com idade entre 12 e 24 meses divididos em dois grupos (jovens-negativos e adultos-positivos para CAE) com cinco animais cada, submetidos à coleta artificial de sêmen por meio de vagina artificial, modelo curto, conjugado como uma fêmea com estro induzido. À medida que o sêmen era coletado o mesmo era destinado ao Laboratório de Tecnologia de Sêmen para realização do espermograma, onde se quantificaram os seguintes parâmetros: volume (mL), concentração espermática (x109sptz/mL), motilidade individual progressiva (MIP, 0-100%), e vigor (0-5) de acordo com os critérios preconizados pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal - CBRA (1998) e os valores devidamente anotados nas fichas de avaliação. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, considerando os ejaculados como sendo as repetições (N=170) e os grupos (negativo e positivo) os tratamentos. Os resultados dos parâmetros reprodutivos avaliados (volume, concentração, vigor e motilidade) nos dois grupos foram expressos por meio de média e desvio padrão de cada animal e por grupo, sendo tais médias comparadas pelo Teste de T de Student a 5% de significância. Pode-se observar que entre os animais de ambos os grupos não houve diferença significativa (p < 0,05) entre eles, e todos se encontram com as características seminais, exceto o volume no grupo dos jovens negativo, dentro dos padrões do CBRA (1998). Reprodutores caprinos portadores do CAEV não têm suas características seminais interferidas, pois mesmo apresentando a doença encontram-se com sêmen fértil e dentro da normalidade, porém com chances de transmissão da doença.
Thesagro: Caprino
Doença animal
Artrite
Sêmen
Qualidade
NAL Thesaurus: Sheep
Animal diseases
Arthritis.
Data Created: 2014-03-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aacAvaliacaoinvitro.pdf108,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace