Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986066
Título: Estimativa da variabilidade genética do dendezeiro (Elaeis guineensis Jacq.) por marcadores RAPD em área de ocorrência da doença amarelecimento fatal.
Autoria: COSTA, M. R. T. da R.
BOARI, A. de J.
FORTES, A. C. R.
NASCIMENTO, S. V. do
Afiliação: MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; ANDREA CRISTINA RODRIGUES FORTES; SIDNEY VASCONCELOS DO NASCIMENTO.
Ano de publicação: 2014
Referência: Revista Sodebras, v. 9, n. 101, p. 40-43, maio 2014.
Conteúdo: O dendezeiro (Elaeis guineensis Jacq.) é uma espécie vegetal de extrema importância econômica no Estado do Pará, sendo indispensáveis estudos que viabilizem a sua caracterização genética, a fim de direcionar programas de melhoramento nesta espécie e o monitoramento da sua variabilidade. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar a caracterização genética de plantas de um plantio comercial de mais de 26 anos, localizado no município de Moju, estado do Pará. Foram coletadas e extraídas amostras de cinquenta e uma plantas, sendo 24 afetadas pelo Amarelecimento Fatal (AF) e 27 possivelmente resistentes, já que não apresentavam nenhum sintoma da doença. Para a caracterização genética foram utilizados marcadores moleculares RAPD (Polimorfismos de DNA Amplificados ao Acaso). A seleção dos iniciadores foi realizada a partir de um screening de seis kits (kit OPA, OPU, OPN, OPO, OPB e OPF) dos quais foram selecionados os quatorze mais polimórficos que geraram bandas no intervalo de três a oito, viáveis para utilização nesse estudo. A análise de similaridade genética foi realizada com 50 marcadores RAPD, no programa NTSYS-pc 2.0 utilizando o coeficiente de Jaccard. A partir dos dados gerados pela UPGMA, pôde-se dimensionar a variabilidade existente entre os mesmos. Foram obtidos intervalos de similaridade genética variando de 0,23 a 0,86, sendo que os indivíduos mais divergentes foram o R08 com o R24 (0,23) e os mais similares os genótipos R04 e o D07 (0,86). Os resultados indicaram a existência de variabilidade genética a ser explorada na espécie em estudo e que a ?resistência? a doença apresentada por algumas plantas não é concretizada como sendo de origem genética.
Thesagro: Dendê
Palavras-chave: Fitossanidade
Marcadores moleculares
Distância genética
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p40.pdf865,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace