Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986622
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOSQUEIRA, C. A.
BARAÚNA, A. C.
HUNGRIA, M.
ZILLI, J. E.
SILVA, K. da
Additional Information: CÁTIA APARECIDA MOSQUEIRA, UFRR; ALEXANDRE CARDOSO BARAÚNA, UFRRJ; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; JERRI ÉDSON ZILLI, CNPAB; KRISLE DA SILVA, CPAF-RR.
Title: Caracterização genética de rizóbios capazes de nodular feijão-caupi isolados de solos do Estado de Roraima.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Florianópolis: SBCS, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fixação biológica de nitrogênio
Description: Considerando as características nutricionais e de rusticidade, o feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.], constitui-se uma das leguminosas de grande importância para o Estado de Roraima e seu cultivo pode ser encontrado em diversas áreas da região. É uma leguminosa que pode se beneficiar do processo de fixação de nitrogênio, podendo receber parte do nitrogênio necessário ao seu desenvolvimento, através da simbiose com bactérias denominadas de rizóbios. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar genotipicamente 31 bactérias isoladas de solo de mata e cerrado no Estado de Roraima capazes de nodular feijão-caupi. Para isto, com o DNA das bactérias extraídos, o gene 16S rRNA foi amplificado, purificado e sequenciado. A partir do sequenciamento pode-se observar similaridade acima de 99% entre as bactérias e os gêneros Bradyrhizobium, Rhizobium e Agrobacterium. Também foi possível observar que das 31 bactérias sequenciadas, 20 são pertencentes ao gênero Bradyrhizobium e 11 ao gênero Rhizobium, e estes foram encontrados tanto em áreas de mata quanto de cerrado.
Data Created: 2014-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace