Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986657
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, M. T. de
DEBIASI, H.
CARLESSO, R.
SILVA, V. R. da
FRANCHINI, J. C.
LEVIEN, R.
Additional Information: MOACIR TUZZIN DE MORAES, UFRGS; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; REIMAR CARLESSO, UFSM; VANDERLEI RODRIGUES DA SILVA, UFSM; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; RENATO LEVIEN, UFRGS.
Title: Qualidade física de um Latossolo Vermelho avaliada por meio da curva de resistência do solo à penetração.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Florianópolis: SBCS, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: A qualidade física do solo pode ser avaliada por meio da resistência mecânica do solo à penetração (RP) e esta pode ser descrita pela curva de RP (CRP). Objetivou quantificar a influência do tempo de ausência da mobilização do solo em sistemas de manejo sobre a CRP em um Latossolo. Foi utilizado um esquema fatorial 5x2, com quatro repetições. Os fatores manejo do solo foram: sistema de preparo convencional; sistema plantio direto (SPD) escarificado a cada ano e/ou a cada três anos; SPD contínuo por 11 e/ou 24 anos. Os fatores modelos de produção foram: rotação e sucessão de culturas. Foi determinada a CRP (RP, umidade volumétrica e densidade do solo) em três camadas de solo. Para uma mesma situação de densidade do solo a RP sempre foi maior em função do aumento do tempo sem intervenção no solo. Quanto maior o tempo do solo sob SPD, maior foi o aumento da resistência da estrutura do solo. Há necessidade de se estabelecer limites distintos de RP em função do tempo de adoção do SPD.
Thesagro: Latossolo Vermelho.
Data Created: 2014-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QualidadefisicadeumLatossoloVermelhoavaliadapormeiodacurvaderesistenciadosoloapenetracao.pdf248,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace