Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987659
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: BAMBINI, M. D.
ZULLO JUNIOR, J.
ESQUERDO, J. C. D. M.
ANTUNES, J. F. G.
Additional Information: MARTHA DELPHINO BAMBINI, CNPTIA; JURANDIR ZULLO JUNIOR, Cepagri/Unicamp; JÚLIO CÉSAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; JOÃO FRANCISCO GONÇALVES ANTUNES, CNPTIA.
Title: Intercâmbios de conhecimentos tácitos e codificados na geração de informações agrometeorológicas a partir de imagens de satélites: o caso do sistema NAVPRO.
Publisher: In: MONTEIRO, M.; CAMPOS, C. de; DIAS, R. de B. (Org.). Novos horizontes em política científica e tecnológica. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2014.
Pages: p. 75-100.
Language: pt_BR
Keywords: Agrometeorologia
Imagem de satélites.
Description: Neste capítulo, busca-se promover uma reflexão sobre o processo de geração de conhecimentos científicos a partir do processamento e análise de imagens registradas a partir de satélites de órbitas polares da série NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration), que são captadas por sensores da terra. Esta pesquisa foi desenvolvida por intermédio de um estudo de caso que veio complementar o trabalho de mestrado desenvolvido por Bambini (2011). Uma pesquisa de natureza qualitativa foi conduzida com o objetivo de descrever e analisar a uma ação colaborativa entre pesquisadores de diferentes instituições, buscando possibilitar a rápida geração de informação e conhecimentos agrometeorológicos a partir de imagens de satélites da série NOAA. Das interações entre os atores envolvidos resultaram, além de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, o software NAVPRO e um processo de geração, armazenamento e disponibilização de informações agrometeorológicas disponibilizadas na Internet. Assim, este capítulo descreve e discute os intercâmbios de competências, experiências, infraestrutura e dados entre os pesquisadores envolvidos nesta experiência. Este processo foi sustentado por interações promovidas entre conhecimentos tácitos e explícitos circulando entre a equipe por intermédio dos quatro modos de conversão do conhecimento - socialização, externalização, combinação e internalização - descritos por Nonaka e Takeuchi (1997) e Nonaka e colaboradores (2000).
Thesagro: Clima
Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Agrometeorology
Remote sensing
Year: 2014-06-04
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAVPRO.pdf891,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace