Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990115
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MAUAD, M.
CRUSCIOL, C. A. C.
NASCENTE, A. S.
GRASSI FILHO, H.
CORRÊA, J. C.
Additional Information: MUNIR MAUAD, UFGD; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL, UNESP, Botucatu-SP; ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; HÉLIO GRASSI FILHO, UNESP, Botucatu-SP; JULIANO CORULLI CORREA, CNPSA.
Title: Acúmulo de silício na parte aérea de cultivares de arroz de terras altas afetado pela aplicação de silicato e carbonato no solo.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 5, p. 2049-2060, set./out. 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Silicato.
Description: O silício é o elemento mais absorvido pela planta de arroz com diversos efeitos benéficos como: aumento da tolerância a pragas e doenças, redução da perda de água por transpiração e melhorias na arquitetura foliar tornando as folhas mais eretas, resultando também na melhoria da eficiência fotossintética. Pouco se conhece a respeito da marcha de absorção em plantas de arroz de terra altas. O trabalho teve o objetivo de avaliar o acúmulo de silício em duas cultivares de arroz de terras altas em função da aplicação de silicato e carbonato no solo. O trabalho foi realizado em casa de vegetação em Latossolo Vermelho distroférrico, utilizando delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos da aplicação de silicato de cálcio e calcário dolomítico em interação com sete épocas de amostragem, realizadas em diferentes estádios fenológicos; utilizando as cultivares de arroz de terras altas Caiapó e Maravilha. Na cultivar Maravilha o acúmulo de Si começa a partir do perfilhamento e alcança seu maior valor no emborrachamento, enquanto que na cultivar Caiapó, ocorre entre o perfilhamento até o estádio de grão leitoso. A cultivar Caiapó foi eficiente em acumular Si na condição em que há o seu fornecimento ao solo. Os órgãos da planta que mais acumularam silício em ambas cultivares de arroz seguiram a seguinte ordem decrescente: colmo+bainha > folhas > panícula.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Silício
Solo.
Data Created: 2014-07-09
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauad.pdf376,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace