Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992175
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CURADO, F. F.
AMORIM. L. O.
ANJOS, J. L. dos
CINTRA, F. L. D.
Additional Information: FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LUCAS OLIVEIRA AMORIM; JOEZIO LUIZ DOS ANJOS, CPATC; FERNANDO LUIS DULTRA CINTRA, CPATC.
Title: Minhocultura e compostagem laminar como opções de renda e sustentabilidade sócioambiental no Assentamento Mangabeiras, Umbaúba-SE.
Publisher: In: SIMPÓSIO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, 2., 2012. São Cristóvão, SE: UFS, GEPRU, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: MINHOCULTURA
VERMICOMPOSTAGEM.
Description: A citricultura praticada pela agricultura de base familiar é o sustentáculo da economia em muitos municípios do Território Sul Sergipano, representando, em alguns casos, a principal fonte de renda e de subsistência de várias famílias. As estratégias tecnológicas que promovam a sustentabilidade dos sistemas de produção, a geração e o incremento de renda, além da participação social apresentam-se como essenciais, não apenas para a potencialização da atividade, mas para o desenvolvimento desta região. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos agricultores familiares do Assentamento Mangabeiras, Umbaúba (SE), em relação às tecnologias compostagem laminar e vermicompostagem em projeto de pesquisa desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Associação de Agricultores do Assentamento Mangabeiras, Umbaúba, SE, e apoio da Emdagro e da Universidade Federal de Sergipe. A coleta, registro e sistematização das informações a partir das ?falas? destes atores, permitiu a visualização da compreensão coletiva sobre as tecnologias apresentadas, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e econômica da citricultura. A compostagem laminar, ou seja, a deposição de resíduos orgânicos abaixo da copa das plantas, assim como a vermicompostagem (produção de húmus de minhoca), permitiu, na leitura dos agricultores, o fornecimento de nutrientes, reduzindo a necessidade de insumos químicos, a melhoria da estrutura do solo e, consequentemente, a melhoria na renda local. Do ponto de vista da organização social, destacaram a ação coletiva a partir da formação de um grupo de agricultores/as que acompanham e monitoram a pesquisa, além das oficinas de devolução dos resultados, estimulando-os na experimentação participativa. Conclui-se, portanto, que a percepção dos agricultores em relação ao projeto revela que as tecnologias apresentadas pelo projeto são positivas, garantindo a melhoria da qualidade do solo, redução de custos na produção e promovendo menos danos ao meio ambiente.
Thesagro: Compostagem
Minhoca.
Data Created: 2014-08-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Minhocultura.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace