Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992837
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BORGHI, E.
BORTOLON, L.
BORTOLON, E. S. O.
AVANZI, J. C.
CAMPOS, L. J. M.
CORREA, L. V. T.
Additional Information: EMERSON BORGHI, CNPASA; LEANDRO BORTOLON, CNPASA; ELISANDRA SOLANGE OLIVEIRA BORTOLON, CNPASA; JUNIOR CESAR AVANZI, CNPASA; LEONARDO JOSE MOTTA CAMPOS, CNPSO; LUIZA VASCONCELOS TAVARES CORREA, CNPMS.
Title: Cultivo do milho segunda safra e sorgo no Estado do Tocantins: situação atual e demandas de pesquisa.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Tocantins, TO
Description: O cultivo de milho no Estado do Tocantins vem crescendo significativamente. Somente na última safra, o aumento da área cultivada foi superior a 100% quando comparado ao ano anterior. Já o cultivo do sorgo é pouco significativo. Grande parte deste impulso foi decorrente da utilização pelos produtores de cultivares de soja de ciclo precoce, diminuindo os riscos para o milho cultivado na sequência. Mesmo com o aumento da área cultivada, a produtividade de milho ainda é relativamente baixa quando comparada a outras regiões já tradicionais no cultivo do milho segunda safra. Para entender o sistema de cultivo de milho e sorgo adotado e levantar as demandas de pesquisas e transferência de tecnologia no Tocantins, uma equipe de pesquisadores da Embrapa percorreu propriedades em diferentes localidades do Estado, a fim de levantar informações e conhecer as técnicas adotadas pelos produtores. Por meio de questionários foram levantadas informações quanto ao histórico de cultivo de milho e sorgo, os tratos culturais adotados e as demandas a serem atendidas pela Embrapa para impulsionar o cultivo destas culturas. Embora estejam muito bem consolidadas no Bioma Cerrado, quando implementadas no Tocantins, as altas temperaturas, baixa altitude e chuvas irregulares no verão são fatores preponderantes para que os produtores ainda tenham incertezas quanto ao cultivo, pois a janela entre a colheita da soja e a semeadura do milho ou sorgo é menor quando comparada às outras regiões. Além disso, pesquisas básicas envolvendo o cultivo do milho em rotação ainda são escassas e precisam ser intensificadas nesta região.
Thesagro: Zea mays
Milho
Sorgo
Prática cultural
Safrinha
Cerrado
Year: 2014-08-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASAcnms.pdf233,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace