Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994748
Título: Produção de mudas in vitro para a indústria de perfumaria.
Autoria: COSTA, M. P. da
LAMEIRA, O. A.
INNECO, R.
BARBOSA, S. M.
Afiliação: Marly Pedroso da Costa, DOUTORANDA UFC / UFPA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Renato Inneco, UFC; Suzana Marques Barbosa, BOLSISTA CPATU.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Conteúdo: A pataqueira, Conobea scoparioides (Cham. & Schltdl.) Benth, tem como centro de origem a Amazônia. Sua propriedade medicinal e aromática tem despertado o interesse das indústrias Farmacêuticas e de Cosméticos/Perfumaria, como também de pesquisas nas áreas de Química e Botânica. A produção de plantas através de estacas e sementes não atende o mercado. A micropropagação utilizada para produção em alta escala de várias espécies pode ser uma técnica alternativa de produção de mudas de pataqueira. Neste estudo foi testado três tipos de explantes com quatro dosagens de BAP (6-benzilaminopurina). O delineamento foi inteiramente casualizado, em fatorial 3x4 (segmentos apical, nodal e internodal; 0, 1, 2 e 3 mg/l-1 de BAP) com cinco repetições. A análise estatística indicou como resultado promissor, o segmento apical na presença de 1mg/l-1 de BAP. A produção de plantas in vitro para posterior formação de mudas alcançou a escala de 21 plantas/broto de pataqueira.
Thesagro: Micropropagação
Palavras-chave: Pataqueira
Conobea scoparioides
Planta aromática e medicinal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic83.pdf153,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace