Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994971
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TAVARES, R. F. de M.
NASCIMENTO, W. M. O. do
MENDES, N. V. B.
MALCHER, D. J. da P.
Additional Information: Rozane Franci de Moraes Tavares, BOLSISTA PIBIC/CNPQ; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Nouglas Veloso Barbosa Mendes, ESTAGIÁRIO CPATU; Deyse Jacqueline da Paixão Malcher, ESTAGIÁRIA CPATU.
Title: Viabilidade de sementes de bacurizinho (Garcinia acuminata Ruiz et Pav.) em diferentes ambientes.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 6., 2014, Belém, PA. Atuação das ciências agrárias nos sistemas de produção e alterações ambientais: anais. Belém, PA: Ufra, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Bacurizinho
Períodos.
Description: Garcinia acuminata é conhecida como bacurizinho rugoso ou bacurizinho, é frutífera de pequeno porte nativa da Amazônia e raramente é cultivada, devido seus frutos embora comestíveis apresentarem escasso rendimento de polpa. As sementes de bacurizinho rugoso expressam comportamento recalcitrante ao armazenamento, portanto são consideradas sementes de vida curta, isto é, não podem ser secadas e nem armazenadas em baixas temperaturas. O trabalho foi desenvolvido com objetivo de obter informações sobre a viabilidade das sementes de Garcinia acuminata durante o armazenamento em diferentes ambientes. Foram utilizadas sementes provenientes de plantas matrizes estabelecidas no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental. Após o beneficiamento as sementes foram armazenadas em diferentes ambientes: a) sala com temperatura ambiente, b) germinador tipo BOD (10±1ºC), c) BOD (15±1°C) e, d) BOD (20±1°C). A cada quinze dias foram retirados amostras para as avaliações do teor de água e porcentagem de germinação das sementes. A avaliação da germinação foi realizada por meio de contagem diária das sementes germinadas por até 180 dias após a semeadura. A análise de variância foi realizada em cada período de avaliação, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey 5% de probabilidade. Com os resultados obtidos pode-se concluir que as sementes de G. acuminata podem ser armazenadas por até 60 dias em temperaturas de 15ºC, 20ºC e em ambiente, sem que haja o comprometimento na sua viabilidade.
Thesagro: Conservação
Germinação.
NAL Thesaurus: vigor.
Data Created: 2014-09-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAAG0614.pdf324,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace