Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995192
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARROS, T. M. DE
LEIVAS, J. F.
TEIXEIRA, A. H. de C.
ANDRADE, R. G.
VICTORIA, D. de C.
Additional Information: THAÍS MORENO DE BARROS, BOLSISTA CNPM; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM.
Title: Avaliação do Albedo em áreas de plantio da cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2014, Campinas. Anais... Campinas: IAC, 2014. 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Albedo
Cana crua
Cana-de-açúcar
MODIS
Description: A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica no Brasil. A área de estudo deste trabalho é a região nordeste do Estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, reconhecida como uma área com alta concentração da cultura. Diante da tendência de eliminação da prática de queima da cana-de-açúcar, foi avaliada a área de cultivo da cana crua, ou seja, cana colhida sem queima antes do corte. Para obtenção dos valores de albedo, foi utilizado o algoritmo SAFER, desenvolvido por Teixeira (2012), a partir de dados obtidos a com o uso de sensoriamento remoto em imagens do sensor MODIS. Os resultados obtidos permitem concluir que o albedo varia de acordo com o desenvolvimento da cultura ao longo do ano, assim como a presença da palha, resultante do modo de colheita, que acarreta mudança na cobertura do solo e influencia no albedo.
Data Created: 2014-09-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4040.pdf671,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace