Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999192
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PAIVA, H. L.
MARAFON, A. C.
BIERHALS, A. N.
MEHL, H. U.
Additional Information: ANDERSON CARLOS MARAFON, CPATC.
Title: Adubação verde com espécies leguminosas nas entrelinhas de coqueiros cultivados na região dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFI CA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 4., 2014, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Fixação biológica
Extresse hídrico.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção de biomassa seca (raízes e parte aérea) e os teores de macronutrientes em três espécies de leguminosas (feijão de porco, Crotalaria juncea e guandu comum) cultivadas nas entrelinhas de um coqueiral em fase produtiva situado nos Tabuleiros Costeiros do Estado de Alagoas. O experimento foi conduzido em área particular no Município de Coruripe/AL, sendo avaliadas três espécies de leguminosas (Canavalia ensiformis, Crotalaria juncea e Cajanus cajan) cultivadas nas entrelinhas de plantio de um coqueiral jovem. A produção de biomassa seca total do feijão de porco foi de 8,55 t/ha, correspondente ao aporte de 112,4 Kg de nitrogênio por hectare. Para a Crotalaria juncea, a produção de biomassa seca foi de 8,04 e o aporte de Nitrogênio foi de 112,8 Kg/ha de N. No caso do Guandu comum, a produção da biomassa seca foi de 8,02 e o aporte de nitrogênio de 149,3 Kg/ha de N. Este alto aporte de N pela parte aérea do guandu comum ocorreu devido à elevada concentração de nitrogênio nos seus talos e folhas (20,24%).
Thesagro: Adubação Verde
Cobertura do Solo
Coco
Feijão
Nitrogênio.
Year: 2014-11-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
362.pdf108,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace