Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000131
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Nov-2014
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: EVANGELISTA, J. S.
CORREA, M. F.
REIS, S. F. dos
FONSECA, F. L.
WADT, L. H. de O.
Informaçães Adicionais: LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC.
Título: Comportamento fenológico de Bertholletia excelsa Bonpl. e Carapa guianensis Aubl. durante oito anos, na Amazônia Sul-Ocidental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 66., 2014, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SBPC, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Comportamento fenológico
Bertholletia excelsa Blonp.
Carapa guianensis Aubl.
Reserva Florestal da Embrapa
Amazônia Sul-Ocidental
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Conteúdo: Na ecologia, a fenologia é um ramo de grande importância onde se estuda, por um período determinado, os fenômenos periódicos do ciclo de vida de espécies vegetais e suas relações com as condições do ambiente, que pode ser influenciado por vários fatores, tais como: precipitação, irradiação, estresse hídrico, fotoperíodo, etc. Sua importância biológica está na definição de estratégias da espécie para sua perpetuação frente a mudanças no ambiente, principalmente as climáticas. No entanto, também é importante conhecer a biologia reprodutiva e a fenologia de espécies com interesse econômico para que se possam definir estratégias sustentáveis de uso e também para o monitoramento dos impactos da exploração de determinada espécie sobre seu comportamento biológico. Para muitas espécies de florestas tropicais a fenologia é pouco conhecida, embora nestes ecossistemas ocorra a maior diversidade de padrões fenológicos. Assim, o estudo da fenologia permite avaliar a disponibilidade de recursos ao longo do tempo e auxilia na definição de estratégias que conciliem sustentabilidade com economicidade nas inúmeras atividades florestais.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25279.pdf15,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace