Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000284
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SOUZA, G. M. M. de
MATOS, R. R. S. da S.
OLIVEIRA, J. E. de M.
MOREIRA, A. N.
LOPES, P. R. C.
Informaçães Adicionais: GEISA MAYANA MIRANDA DE SOUZA; RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA MATOS; JOSE EUDES DE MORAIS OLIVEIRA, CPATSA; ANDRÉA NUNES MOREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE; PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA.
Título: Racionalização de produtos fitossanitários pela adoção da produção integrada de uva na região do vale do Submédio do São Francisco.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista Caatinga, Mossoró, v. 27, n. 2, p. 209-213, abr./jun. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: PI-Uva
Manejo integrado de pragas
Sustentabilidade
Produtos fitossanitários
Vale do São Francisco
Monitoramento.
Conteúdo: O uso indiscriminado de produtos fitossanitários é um dos principais problemas ambientais dentro dos sistemas de produção agrícola convencional. A Produção Integrada (PI) enfatiza a redução do uso de produtos fitossanitários com base no monitoramento de pragas e doenças associando métodos culturais, químicos e tecnológicos. O presente trabalho objetivou quantificar a porcentagem de redução no uso de produtos fitossanitários na cultura da uva em empresas da Região do Vale do São Francisco após a introdução do sistema de PI-Uva. Para o levantamento de dados foram utilizadas as cadernetas de campo de nove empresas da região verificando-se a quantidade de aplicações durante um ciclo produtivo dos anos de 2006 a 2009, em comparação a quando não havia PI-Uva. No ano de 2006, 2007, 2008 e 2009 reduziu-se respectivamente 10, 20, 25 e 16% no número de aplicações em fungicidas, enquanto as pulverizações de inseticidas diminuíram em 99, 95, 93 e 76-%. A maior racionalização foi verificada para os herbicidas (85%) em 2006, chegando a 100%. A partir do ano de 2007 não houve mais aplicação de herbicidas. Não foi registrada racionalização no uso de acaricidas. Assim, a PI-Uva vem alcançando resultados positivos com relação à racionalização no uso de produtos fitossanitários
Thesagro: Uva
Praga
Produção integrada
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Ano de Publicação: 2014
ISSN: 1983-2125
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eudes2014.pdf45,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace