Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000449
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Nov-2014
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LUZ, P. M. C. da
NUNES, M. Z.
BOTTON, M.
TRIACA, T.
SARTORI, V. C.
Informaçães Adicionais: MARCOS BOTTON, CNPUV.
Título: Efeito de extratos vegetais fermentados sobre adultos de Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (Diptera: Tephritidae) em laboratório.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia, GO. Resumos... Goiânia: Embrapa Arroz e Feijão; Universidade Federal de Goiás, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fermentação de plantas.
Conteúdo: A mosca-das-frutas sul-americana, Anastrepha fraterculus (Wied., 1830), é a principal praga das frutíferas de clima temperado na região sul do Brasil. Neste trabalho foi avaliado o efeito de extratos vegetais fermentados sobre adultos de Anastrepha fraterculus em laboratório. Os extratos fermentados de plantas avaliados foram: Margarida-do-Campo, Aspilia foliacea (Spreng.) Baker; Línguade-vaca, Chaptalia nutans (L.) Polak; Uva-do-japão, Hovenia dulcis Thunb.; Cinamomo, Melia azedarach L.; Fumo-bravo, Solanum mauritianum Scop.; Ervade-passarinho, Tripodanthus acutifolius Thieg. Os extratos (500gr de planta com 1,5 L de água de fonte) foram produzidos através de fermentação anaeróbica ou aeróbica, com presença ou ausência de 20gr de fermento fresco e seco e 40gr de açúcar. Dois casais de 25 dias de idade provenientes de uma criação artificial sob condições controladas (25 ±3ºC, 70±10% e fotofase de 14 horas) foram confinados em gaiola cilíndrica transparente (8 cm de diâmetro x 11 cm de altura) contendo água, dieta (açúcar, gérmen de trigo e extrato de soja na proporção de 3:1:1) e o seu respectivo tratamento em recipiente de 4mL. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em dez repetições. Os extratos foram avaliados na concentração de 10% fornecidos via ingestão, integrados a 5% proteína hidrolisada (BioFruit®) mantendo-se um tratamento testemunha. A avaliação da mortalidade foi feita 24, 48, 72 e 96 horas após o fornecimento aos insetos. Os dados da mortalidade foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas ao teste de Tukey (P<0,05). Os extratos com fermentação aeróbica da espécie Aspilia foliacea (margarida-do-campo), com e sem fermento fresco proporcionaram mortalidade superior a 85%, diferenciando-se dos demais extratos que não causaram mortalidade significativa de adultos de A. fraterculus.
Thesagro: Fruticultura
Mosca das frutas
Anastrepha Fraterculus
Extrato Vegetal.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resumo0695.pdf135,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace