Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000614
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Nov-2014
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, M. S. de F.
FAZOLIN, M.
SILVA, I. M. da
MONTEIRO, A. F. M.
Informaçães Adicionais: MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; ANDRE FABIO MEDEIROS MONTEIRO, CPAF-AC.
Título: Avaliação do potencial inseticida de taninos obtidos a partir de resíduos do processamento agroindustrial de castanha-do-brasil (Bertholletia Excelsa).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2., 2014, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Embrapa Acre; Uninorte, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Potencial inseticida
Processamento agroindustrial
Resíduos agroindustriais
Castanha-do-brasil
Conteúdo: A produção de castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa Humb & Bompl), gera uma grande quantidade de resíduos durante o processo de extração das suas amêndoas. Objetivou-se neste trabalho avaliar as possíveis interferências biológicas da ingestão de dieta artificial contaminada com uma fração do extrato da casca de amêndoas de B. excelsa sobre lagartas de Spodoptera frugiperda. Foram testadas as seguintes concentrações: 5%; 4,5%; 4%; 3,5%; 3%; 2,5%; 2%; 1,5% (v v-1) e testemunha. Os bioensaios de ingestão de dieta artificial contaminada foram desenvolvidos utilizando lagartas de, aproximadamente de 3º instar. Foram avaliadas as seguintes variáveis: mortalidade, duração dos estágios larval e pupal, quantidade e peso de pupas, mortalidade de pupas, larvas e adultos, deformidades dos insetos e peso da massa de ovos de fêmeas. Foram considerados significativos os valores numéricos relativos a cada interferência biológica, calculados para cada concentração do extrato, quando esses valores foram superiores ao valor obtido entre os tratamentos e /ou em relação á testemunha, considerando-se as possíveis sobreposições com o erro padrão da média de cada tratamento. Com relação à mortalidade de larvas e pupas de S. frugiperda não houve linearidade da dose-resposta esperada, sendo que na concentração 3,5% observou-se maior mortalidade do que na concentração 5%. Nas lagartas alimentadas com dieta contendo concentrações de 4,5% e 5% do extrato houve maior rejeição no consumo da exúvia, e acréscimo de 3 dias em média, com relação ao período médio de desenvolvimento larval da testemunha.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25301.pdf180,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace