Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000628
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Nov-2014
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, C. P. de
COSTA, F. de S.
CATANI, V.
SALES, M. F. L.
Informaçães Adicionais: FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-AC; VALDOMIRO CATANI, CPAF-AC; MAYKEL FRANKLIM LIMA SALES, CPAF-AC.
Título: Monitoramento temporal da dinâmica de nitrogênio de solo de pastagens pura e consorciada no leste do estado do Acre.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2., 2014, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Embrapa Acre; Uninorte, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Monitoramento temporal
Dinâmica de nitrogênio
Pastagens pura e consorciada
Acre.
Conteúdo: A dinâmica dos teores de nitrogênio mineral ao longo do ano não é conhecida em pastagens do Estado do Acre. Os teores de nitrogênio amoniacal (NH4 +) e nítrico (NO3 -+NO2-) do solo de pastagens pura de gramínea [Quicuio-da-Amazônia - Brachiaria humidicola (Rendle) Schaw.] e consorciada de gramínea com leguminosa [Amendoim forrageiro - Arachis pintoi (L)] e de uma floresta primária aberta com bambu foram monitorados ao longo de um ano para verificar se a pastagem consorciada apresentava maiores teores em relação aos demais sistemas. As coletas de solo (camadas de 0-10 e 10-20 cm) foram realizadas duas vezes por mês de fevereiro a julho de 2014. A ausência de animais na parcela foi o critério utilizado para selecionar a parcela a ser amostrada em cada coleta de solo. A umidade do solo e os teores de N-NH4 + foram decrescentes no período das coletas, enquanto os teores de NO3 -+NO2- não apresentaram tendência semelhante.
Thesagro: Solo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25305.pdf26,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace