Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000664
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GALINA, M. H.
NUNES, V. V.
CARVALHO, S. S.
NOGUEIRA JUNIOR, L. R.
Informaçães Adicionais: MARCIA HELENA GALINA, CPATC; LAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CPATC.
Título: Classificação multi-temporal de imagens orbitais de média resolução espacial para o município de Simão Dias (SE).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORAMENTO REMOTO, 7., 2014, Aracaju.Geotecnologias inovações e desenvolvimento: anais. Aracaju: Embrapa, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dados espaciais
Simão Dias
Sergipe
Conteúdo: O objetivo do presente trabalho foi a elaboração de uma análise exploratória de dados espectrais e tabulares, a partir da classificação supervisionada e não-supervisionada de imagens orbitais advindas do Programa Landsat (L5, L7 e L8), da USGS, e de dados tabulares referente à produção agropecuária municipal, por meio de métodos e técnicas vinculadas às geotecnologias. A área de estudo compreendeu o município de Simão Dias (SE), em função de sua posição de destaque quanto à produção de grãos no estado e, portanto área de interesse para avaliação das modificações da cobertura da terra. Também foram utilizados dados vetoriais provindos do IBGE e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (SEMARH). No processo de classificação das cenas orbitais foram empregados os algoritmos: Iterative Self-Organizing Data analysisTechnique e Redes Neurais, com o intuito de identificar os padrões dos dados espectrais, por meio da classificação percebeu-se que para o período analisado (2002 à 2013), houve uma redução de vegetação natural em relação ao solo exposto, foi observado ainda que a classificação por redes neurais para o tipo de dado espectral utilizado apresenta melhores resultados.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
42.pdf591,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace