Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000756
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: KREITLOW, J. P.
NEVES, S. M. A. da S.
SILVA, J. dos S. V. da
NEVES, R. J.
PAIVA, S. L. P. de
Informaçães Adicionais: JESÃ PEREIRA KREITLOW, Unemat; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Unemat; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; RONALDO JOSÉ NEVES, Unemat; SOPHIA LEITÃO PASTORELLO DE PAIVA, Unemat.
Título: Zoneamento do cultivo da soja (Glycine max L.) na região Sudoeste de planejamento do estado de Mato Grosso.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014.
Páginas: p. 876-885.
Idioma: pt_BR
Notas: Geopantanal 2014.
Palavras-chave: Sistemas de informações geográficas
Zoneamento.
Conteúdo: Resumo. No estado de Mato Grosso, a soja (Glycine max L.) em grãos constituiu o principal produto de exportação no período de janeiro a julho de 2014, respondendo por 64% da receita de exportação estadual. Este estudo tem por objetivo investigar a aptidão da região Sudoeste de planejamento do estado de Mato Grosso para o cultivo da soja (Glycine max L.), na perspectiva de que as informações geradas subsidiem o planejamento ambiental regional. A região Sudoeste tem como polo a cidade de Cáceres, possui uma extensão territorial de 117.304,74 Km2 e encontra-se distribuída em 22 municípios do Estado. A pesquisa foi operacionalizada com o auxílio das geotecnologias, a partir da união dos arquivos vetoriais de Pedologia e Geomorfologia com dados de clima; após a união as áreas que possuíam impedimentos legais (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) foram classificadas como Inaptas. Este estudo permitiu verificar que 54,11% da área de estudo é Apta para o cultivo da Soja. As informações geradas neste estudo permitem aos gestores municipais planejar a melhor forma de utilização da terra ao indicar os locais com potencial para o desenvolvimento da oleaginosa e ao mesmo tempo indicar as áreas que devem ser preservadas.
Thesagro: Soja
Glycine Max.
NAL Thesaurus: Geographic information systems
Zoning.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
zoneamento.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace