Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000890
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.
SOUZA, G. B.
MARANHÃO, G. B.
SANTOS, K. E. L.
LUCHIARI-JÚNIOR, A.
BASSOI, L. H.
RABELLO, L. M.
INAMASU, R. Y.
VAZ, C. M. P.
Informaçães Adicionais: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; GIOVANA MARANHAO BETTIOL, CPPSE; UFSCar; ARIOVALDO LUCHIARI JÚNIOR, CNPTIA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; LADISLAU MARCELINO RABELLO, CNPDIA; RICARDO YASSUSHI INAMASU, CNPDIA; CARLOS MANOEL PEDRO VAZ, CNPDIA.
Título: Variabilidade espacial solo avaliada pela condutividade elétrica aparente e espectroscopia de fluorescência de raio-X.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA, 2014, São Carlos, SP. Ciência, inovação e mercado: anais. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014.
Páginas: p. 101-104.
Idioma: pt_BR
Notas: SIAGRO 2014.
Palavras-chave: Fluorescência de raio-X
Condutividade elétrica do solo
Geoestatística
Conteúdo: Resumo: O conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo é útil para subsidiar as decisões sobre o manejo tanto do solo como das culturas. O objetivo deste trabalho foi o mapear a variabilidade espacial dos parâmetros do solo da área experimental do LANAPRE. O estudo foi conduzido em área de 3 ha em São Carlos (SP). Para a caracterização dos teores totais de componentes do solo utilizou-se um espectrômetro portátil de fluorescência de raio-X (XRF). A condutividade elétrica aparente do solo (CEa) foi medida com um protótipo de sensor de contato nas profundidades de 0-30 e 0-90cm. A variabilidade espacial das propriedades do solo medidas pelas diferentes técnicas foi modelada utilizando semivariogramas. Os mapas foram obtidos por krigagem com o software Vesper. Os resultados indicaram houve correlação inversa entre o teor de Si e a condutividade elétrica aparente do solo em ambas as profundidades (r=-0,344 e -0,369).
NAL Thesaurus: X-ray fluorescence spectroscopy
Electrical conductivity
Geostatistics
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
variabilidade.pdf788,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace