Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001101
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 28-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SANTOS, M. R. A. dos
LIMA, R. A.
FERNANDES, C. de F.
BRAGA, A. G. S. B.
FACUNDO, V. A.
Informaçães Adicionais: MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO; Renato Abreu Lima, Doutorando, BIONORTE; CLEBERSON DE FREITAS FERNANDES, CPAF-RO; Andrina Guimarães Silva Braga, Doutoranda, BIONORTE; Valdir Alves Facundo, Doutorando, BIONORTE.
Título: Antifungal activity of Hedychium coronarium J. König essential oil against Fusarium oxysporum Schlecht and Thanatephorus cucumeris (A.B. Frank) Donk in vitro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, Ed. Especial II, p. 683-687, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Phytopathology
Fitopatologia
Plantas medicinais.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do óleo essencial de folhas de H. coronarium sobre o crescimento in vitro de T. cucumeris e F. oxysporum. Para isto, discos de 5 mm de diâmetro de culturas de isolados de cada fungo foram colocados no centro de placas de Petri de 90 mm de diâmetro, contendo meio batata dextrose ágar (BDA), sendo que, na área periférica das placas, foram dispostos simetricamente quatro discos de papel-filtro cada um com 10µL de óleo essencial, extraído por meio de um sistema de arraste a vapor. Como controle, foram utilizados discos sem o óleo essencial. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de quatro placas. Após 192 horas de cultivo, foram observadas colônias de F. oxysporum com diâmetro médio de 37,4 mm no tratamento com óleo essencial, enquanto que, no controle, o diâmetro médio das colônias foi de 66,4 mm. As colônias de T. cucumeris atingiram 11,9 mm de diâmetro no tratamento com óleo essencial, e cobriram toda a placa no controle. Os resultados obtidos mostram que o óleo essencial de folhas de H. coronarium apresenta ação inibitória sobre o crescimento de F. oxysporum e de T. cucumeris in vitro, o que sugere seu potencial para utilização na agricultura, principalmente nas culturas do feijão e da banana
Thesagro: Controle Biológico.
NAL Thesaurus: biological control
medicinal plants.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CienciaNaturaHcoronarium.pdf325,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace