Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001353
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: LEIVAS, J. F.
ANDRADE, R. G.
VICTORIA, D. de C.
TORRESAN, F. E.
VICENTE, L. E.
TEIXEIRA, A. H. de C.
BOLFE, E. L.
BARROS, T. R. DE
Additional Information: JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM; THIAGO RENATO DE BARROS, BOLSISTA CNPM.
Title: Avaliação do índice de vegetação padronizado no monitoramento indicativo de estiagens em períodos críticos da soja no sul do Brasil.
Publisher: Revista Brasileira de Cartografia, v. 66, n. 5, p. 1145-1155, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Índice de Vegetação Padronizado
SPOT-Vegetation
Estiagens.
Description: Este estudo objetivou avaliar o uso do Índice de Vegetação Padronizado (IVP) no monitoramento indicativo de estiagens em períodos críticos da soja em municípios da região Sul do Brasil com plantio da leguminosa. Para tanto, foram utilizados dados SPOT-Vegetation do período de 1998 a 2012 para obter a média histórica do NDVI. Foram calculadas as anomalias do índice de vegetação com a fi nalidade de avaliar o vigor da vegetação no período compreendido entre o 1° decêndio de dezembro ao 3° decêndio de fevereiro, dos períodos agrícolas. 2004/2005 a 2011/2012. Anomalias positivas de IVP indicam o bom vigor da vegetação e anomalias negativas são indicativos de ocorrência de estiagem. Para subsidiar os resultados, foram calculadas as anomalias de precipitação a partir dos dados do TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission). No período analisado, os anos agrícolas 2004/2005, 2008/2009 e 2011/2012, foram obtidas as maiores áreas com anomalias negativas de IVP, ou seja, com baixo vigor da vegetação, coincidindo com períodos de ocorrência de estiagens na região sul do Brasil. De forma geral, os resultados comprovam o potencial do IVP para o monitoramento indicativo de estiagens podendo auxiliar na tomada de decisão para o setor agrícola.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2014-12-02
ISBN: 1808-0936
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4205.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace