Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001647
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. J.
BASSOI, L. H.
ROCHA, M. G.
SILVA, A. O.
DEON, M. D. I.
Additional Information: DAVI JOSE SILVA, CPATSA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sertão Pernambucano; Faculdade de Ciências Agronômicas/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; MAGNUS DALLIGNA DEON, CPATSA.
Title: Adubo orgânico e nitrogênio nas concentrações de nitrato em solo cultivado com videiras.
Publisher: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 20.; CONGRESO PERUANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 16., 2014, Cusco. Educar para preservar el suelo y conservar la vida en la tierra. Cusco: Centro de Convenciones de la Municipalidad del Cusco, 2014.
Language: pt_BR
Description: O nitrogênio é um dos nutrientes exigidos em maior quantidade pela videira, sendo absorvido principalmente na forma de nitrato e amônio. Com o objetivo de avaliar a concentração de nitrato em solos cultivados com videira na região do Submédio do São Francisco, um experimento foi conduzido, na Embrapa Semiárido, com a cultivar Syrah enxertada sobre o porta enxerto Paulsen 1103. A irrigação foi realizada por gotejamento com emissores espaçados de 0,5 m na linha de plantas, possuindo uma vazão de 2,5 L h-1 por emissor. Os tratamentos foram constituídos de duas doses de adubo orgânico (0 e 30 m3 ha-1) e cinco doses de nitrogênio (0, 10, 20, 40 e 80 kg ha-1) dispostos em blocos casualizados com cinco repetições. O nitrogênio foi aplicado via fertirrigação. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm ao final do primeiro e terceiro ciclo de produção a fim de determinar a concentração de NO3 - no solo. Após cada evento de fertirrigação a solução do solo foi obtida através de extratores de cápsulas porosas para a determinação de NO3 -. Os resultados obtidos mostraram um aumento na concentração de nitrato no solo de acordo com as doses de N aplicadas, obtendo-se valores superiores a 300 mg kg-1 no primeiro ciclo de produção. A aplicação de adubo orgânico aumentou o teor de NO3 - nas maiores doses aplicadas, principalmente na camada de 20-40 cm. Houve aumento da concentração de NO3 - na solução do solo de acordo com as doses de N aplicadas.
Thesagro: Uva
Adubo Orgânico
Fertirrigação
Nitrogênio
Nitrato
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2014-12-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Davi2.pdf208,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace