Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002013
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 9-Dez-2014
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: GREGO, C. R.
ARAUJO, L. S. de
VICENTE, L. E.
NOGUEIRA, S. F.
MAGALHÃES, P. S. G.
VICENTE, A. K.
BRANCALIÃO, S. R.
VICTORIA, D. de C.
BOLFE, E. L.
Informaçães Adicionais: CELIA REGINA GREGO, CNPM; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; PAULO SERGIO GRAZIANO MAGALHÃES, UNICAMP; ANDREA KOGA VICENTE, UNICAMP; SANDRO ROBERTO BRANCALIÃO, APTA/IAC; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM.
Título: Agricultura de precisão em cana-de-açúcar.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Páginas: p. 442-457.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Setor canavieiro
Geotecnologias
Variabilidade espacial
Colheira de cana crua
Conteúdo: No cenário atual de grande expansão e evolução tecnológica do setor canavieiro, o interesse pela agricultura de precisão é crescente. Contudo, para a adequada adoção da agricultura de precisão é necessário o domínio dos conhecimentos básicos para se coletar as informações sobre as variações espaciais do campo seguido da interpretação correta dos resultados. Neste capítulo são apresentadas teoricamente as relações entre a tecnologia de agricultura de precisão e a cana-de-açúcar quanto a aplicação da tecnologia no plantio a na colheita; a colheita da cana crua e seus efeitos no solo e na planta; o mapeamento de áreas de cana-de-açúcar utilizando imagens de satélite; a dinâmica do uso e cobertura das terras em áreas com cana-de-açúcar e as relações entre as áreas cultivadas e as usinas de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Os estudos indicam que a agricultura de precisão é compatível quando aplicada à cana-de-açúcar, porém sua aplicação ainda é incipiente frente a realidade dos produtores de cana-de-açúcar. A adoção da tecnologia pode ser fortemente favorecida com o uso de geotecnologias onde é possível obter respostas cada vez mais rápidas e precisas frente aos novos desafios de expansão e tecnificação do setor canavieiro em suas diferentes escalas. A incorporação da agricultura de precisão na cultura da cana-de-açúcar desempenha papel fundamental no sistema de gerenciamento da propriedade agrícola e consequentemente no aprimoramento da produtividade das usinas e destilarias sucroalcooleiras brasileiras, com vistas a atender o aumento da demanda interna e externa de etanol e açúcar, o que se traduz numa nova filosofia de trabalho que representa a otimização da produção gerenciada de acordo com a variabilidade espacial.
Ano de Publicação: 2014
ISBN: 978-85-7035-352-8
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4223.pdf764,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace