Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002396
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
SEDIYAMA, G. C.
SILVA, T. G. F. da
Additional Information: Luciana Sandra Bastos de Souza, UFRPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; Gilberto Chohaku Sediyama, Universidade Federal de Viçosa - UFV; Thieres George Freire da Silva, UFRPE.
Title: Crescimento e produtividade do milho e feijão-caupi em diferentes sistemas e disponibilidade hídrica no Semiárido.
Publisher: Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v.7, n.3, p. 524-539, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Zea mays L.
Estresse hídrico
Morphphysiological indices.
Intercropped system
Description: O objetivo desse trabalho foi analisar o crescimento e a produtividade das culturas do milho e do feijão-caupi em resposta à disponibilidade hídrica nos sistemas de plantio exclusivo e consorciado no Semiárido brasileiro. As culturas foram dispostas em três configurações quanto aos sistemas de cultivo: plantio consorciado de milho e feijão-caupi, plantio exclusivo de feijão-caupi, e plantio exclusivo de milho. Aos 40 dias após a semeadora, com o início do pendoamento do milho e da fase de floração do feijão-caupi, as três configurações foram submetidas a cinco diferentes lâminas de irrigação com base na evapotranspiração de referência (ETo). Ao longo dos ciclos foram obtidas a fitomassa seca total da parte aérea e o índice de área foliar, os quais foram usados no cálculo de índices morfofisiológicos e os componentes de produção. Observou-se que o feijão-caupi no sistema exclusivo promoveu redução do crescimento e da produtividade com lâminas de água acima de 100%.ETo. Para a cultura do milho, em ambos os sistemas de plantio, e o feijão-caupi consorciado, os melhores resultados foram obtidos com a lâmina de 125% ETA. A diminuição da disponibilidade de água e o sistema consorciado resultaram redução do crescimento e dos componentes de produção de ambas as culturas quando comparados ao sistema de plantio exclusivo.
Thesagro: Feijão
Milho
Vigna Unguiculata.
NAL Thesaurus: Water stress.
Data Created: 2014-12-11
ISSN: 1984-2295
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna2014.pdf666,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace