Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003024
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: AQUINO, F. de G.
PEREIRA, C. A.
PASSOS, F. B.
OLIVEIRA, M. C. de
Informaçães Adicionais: FABIANA DE GOIS AQUINO, CPAC; CAROLINA SOARES PEREIRA; FÁBIO BARBOSA PASSOS; MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA, UNB.
Título: Composição florística e estrutural de um Cerrado sentido restrito na área de proteção de Manancial Mestre D'Armas, Distrito Federal.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 565-575, Mar./Apr. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Comunidade arbustivo-arbórea
Parcelas permanentes
Equabilidade
Planaltina
Distrito Federal
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi realizar o levantamento fitossociológico da comunidade arbustivo-arbórea em área de Cerrado sentido restrito na Área de Proteção de Manancial Mestre D?Armas, em Planaltina, Distrito Federal. Para isso foram instaladas 10 parcelas aleatórias de 1.000 m2 (20 x 50 m) e identificados e medidos todos os indivíduos lenhosos (Db30 cm) ≥ 5 cm. Os valores de riqueza (75 espécies/51 gêneros/34 famílias), de diversidade de Shannon (3,39) e de equabilidade (0,85) estão na faixa de variação encontrados em outros estudos realizados no Brasil Central e refletem alta diversidade na área estudada. Foram registrados 960 indivíduos/ha e uma área basal total de 8,61 m2/ha. As dez espécies mais importantes (Miconia burchellii, Qualea parviflora, Roupala montana, Kielmeyera coriaceae, Annona crassiflora, Miconia ferruginea, Vochysia thyrsoidea, Miconia albicans, Erythoxylum suberosum e Rapanea guianensis) corresponderam 59% da densidade total, 50% do IVI total e 61% da área basal da comunidade. Assim, essas são as espécies que representam a estrutura principal do Cerrado sentido restrito no presente trabalho. Miconia burchellii ocorreu com a maior densidade (180 ind.ha-1) já registrada para a espécie no Brasil Central. Os resultados contribuem para aumentar o conhecimento sobre a fisionomia Cerrado sentido restrito e indicam que o fragmento está em bom estado de conservação, de acordo com o índice de diversidade. Essa área é importante no contexto do Distrito Federal, uma vez que forma elos entre os fragmentos remanescentes, o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Thesagro: Biodiversidade
Arbusto
Árvore
Levantamento fitossanitário
Cerrado
NAL Thesaurus: Biodiversity
Shrubs
Trees
Forest surveys
Savannas
Brazil
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
34280.pdf156,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace