Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003486
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NAVES, R. de L.
SILVA, K. F. B.
RITSCHEL, P. S.
MAIA, J. D. G.
Additional Information: ROSEMEIRE DE LELLIS NAVES, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV; JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV.
Title: Resistência de cultivares e seleções de uvas de mesa ao míldio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 47.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOFO BRANCO, 2014, Londrina. Desafios futuros: anais. Londrina: SBF, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Vitis sp
Resistência a doenças
Videira.
Description: O míldio, causado por Plasmopara viticola , é uma doença que ocorre na videira em todo o mundo, assumindo grande importância em regiões quentes e úmidas. Devido à natureza destrutiva da doença e a sua importância econômica, o Programa de Melhoramento Genético da Embrapa Uva e Vinho tem tentando introduzir a resistência ao míldio nas cultivares desenvolvidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar, em casa-de-vegetação, cultivares e seleções avançadas quanto à suscetibilidade ao míldio. Em dois experimentos , conduzidos em Jales, São Paulo, avaliaram-se três cultivares e duas seleções avançadas, sendo utilizadas Seyve Villard 12375 e Thompson Seedless como padrões resistente e suscetível, respectivamente. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com sete tratamentos e cinco repetições, sendo cada parcela constituída por três plantas. A resistência ao míldio foi determinada por meio da avaliação da severidade da doença nas folhas utilizando escala de notas de 1 a 9 (IPGRI, UPOV e OIV, 1997), durante cerca de 70 dias. A curva de progresso da doença foi determinada, calculando-se a área abaixo da curva de progresso do míldio (AACPM). No primeiro experimento, não houve diferença significativa (P<0,01) entre a AACPM de Niágara Rosada, BRS Vitória, BRS Ísis e Seleção 21, que não receberam nota média maior que 5. No segundo experimento, BRS Vitória e BRS Ísis comportaram-se de forma semelhante à cultivar Seyve Villard 12375. À seleção CNPUV 875-269, nos dois experimentos, foi atribuída nota 9 no final da avaliação, a mesma nota atribuída à Thompson Seedless.
Thesagro: Uva
Míldio.
NAL Thesaurus: Plasmopara vitícola
Data Created: 2014-12-22
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoCBFito.pdf138,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace