Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004228
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 5-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GONDIM, R. S.
MAIA, A. de H. N.
EVANGELISTA, S. R. M.
Informaçães Adicionais: RUBENS SONSOL GONDIM, CNPAT; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA, CNPTIA.
Título: Metodologia para avaliação de impactos de mudanças climáticas na demanda de água para a agricultura irrigada em nível de bacia hidrográfica.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DA REDE AGROHIDRO, 2., 2014, Campinas. Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Páginas: p. 46-58.
Idioma: pt_BR
Notas: Editores técnicos: Maria Fernanda Moura, Giampaolo Queiroz Pellegrino, Lineu Neiva Rodrigues.
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Irrigação
Conteúdo: Propomos uma metodologia para avaliação de impactos das mudanças climáticas na demanda de água para irrigação em nível de bacia hidrográfica, utilizando integração de modelos, na Bacia do Jaguaribe, no Estado do Ceará. Foi empregado o sistema integrado de modelagem regional Providing Regional Climates for Impact Studies (Precis), submetido ao método de redução de escala dinâmica, utilizando-se o modelo climático regional HadRM3P com as condições de contorno do modelo global HadAM3P, do Hadley Centre. Foi utilizado um conjunto de climatologia de base do modelo de 1961 a 1990 e de projeções climáticas futuras (2040) com resolução de 0,44º x 0,44º. As coordenadas geográfi cas da região em estudo foram consideradas para interpolação, num sistema de informação geográfica abrangendo área de 6.415,10km2. A evapotranspiração de referência foi estimada pelo método simplificado de Penman-Monteith FAO, utilizando-se dados mínimos. O aumento da necessidade hídrica bruta média foi estimado em 33,62% e 37,87% respectivamente para o ano de 2040, conforme o cenário analisado (A2 e B2).
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00514.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace