Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004270
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CURTO, R. De. A.
MATTOS, P. P. de
BRAZ, E. M.
ZACHOW, R.
PÉLLICO NETTO, A.
Additional Information: Rafaella De Angeli Curto, Universidade Federal do Paraná; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; Randolf Zachow, Serviço Florestal Brasileiro; Sylvio Péllico Netto, Universidade Federal do Paraná.
Title: Caracterização da estrutura e desenvolvimento de modelos para quantificação do potencial madeireiro em povoamento não manejado de Araucaria angustifolia.
Publisher: Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 34, n. 80, p. 303-319, out./dez. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Floresta Nacional
Manejo florestal
Distribuição diamétrica
National Forest
Diameter distribution.
Description: Objetivou-se caracterizar um povoamento não manejado de Araucaria angustifolia e desenvolver modelos para quantificação do potencial madeireiro, visando subsidiar a elaboração de planos de manejo em povoamentos com condições semelhantes. O trabalho foi desenvolvido em um povoamento estabelecido em 1946, na Floresta Nacional do Açungui, no Município de Campo Largo, Estado do Paraná, com histórico de apenas um desbaste, entre 1970 e 1980. A partir da frequência dos indivíduos por classe diamétrica, notou-se condição de povoamento estagnado em competição, com coorte no início da distribuição. Com a aplicação da função densidade de probabilidade de Weibull- 3P, do modelo de Trorey e do polinômio do 5º grau por classe diamétrica, foi possível confirmar a estimativa do potencial madeireiro do povoamento. Essa análise indicou que o plantio apresenta produção de madeira média anual abaixo do potencial da espécie, sendo recomendável condução de desbaste para favorecimento de árvores remanescentes. Com a função densidade probabilidade selecionada, Weibull-3P, é possível projetar a distribuição diamétrica do povoamento, quando analisada de forma complementar com informações de crescimento em diâmetro, caso este permaneça não manejado. Certamente, o potencial ótimo de produção madeireira poderia ter se manifestado em situação onde a condução de manejo ocorresse durante todo o ciclo previsto.
Thesagro: Araucária Angustifólia
Espécie Nativa
Pinheiro do Paraná.
NAL Thesaurus: forest management.
Data Created: 2015-01-05
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao.pdf981,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace