Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005319
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: FREITAS, P. L. de
POLIDORO, J. C.
SANTOS, H. G. dos
PRADO, R. B.
CALDERANO, S. B.
GREGORIS, G.
MANZATTO, C. V.
DOWICH, I.
BERNARDI, A. C. de C.
Informaçães Adicionais: PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; GILSON GREGORIS, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPMA; INGBERT DOWICH, ASSOCIAÇÃO DE PLANTIO DIRETO NO CERRADO; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Título: Identificação e caracterização físico-química de latossolos de textura arenosa e média da região oeste da Bahia.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Cadernos de Geociências, Salvador, v. 11, n. 1-2, p. 82-92, nov. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Perfil pedológico
Caracterização morfológica
B latossólico
Propriedades físico-químicas.
Conteúdo: A região do oeste baiano tem tido uma rápida expansão agrícola. No entanto existem ainda poucas informações sobre as características pedoambientais da região. O objetivo deste trabalho foi o caracterizar e interpretar os atributos morfológicos, físicos e químicos de perfis de Latossolos da região oeste da Bahia. Foram identificados e descritos três perfis: LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico, textura franco-argiloarenosa; LATOSSOLO AMARELO Distrófico psamítico, textura areia franca/franco-arenosa; LATOSSOLO VERMELHO Distrófico, textura franco-arenosa. As características morfológicas, físicas e químicas dos solos estudados foram determinadas e são apresentadas. Foram analisadas as frações de areia e a constituição mineralógica da fração argila. Foi verificado o predomínio de areia média e areia fina em todas as profundidades dos perfis estudados e a predominância de caulinita na fração argila. Os resultados obtidos indicaram que a capacidade dos solos avaliados em suprir água e nutrientes para as plantas é limitada, em função das características físicas e químicas. Foi observada a presença de uma camada de solo adensada próxima à superfície do solo.
Thesagro: Pedologia
Latossolo
NAL Thesaurus: Soil science
Soil morphology
Oxisols
Soil chemical properties
Soil physical properties
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2014.000188.pdf491,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace