Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006098
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: IKEDA, F. S.
CAVALIERI, S. D.
MENEGATTI, L.
VIVIAN, R.
Informaçães Adicionais: FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPH; LUCAS MENEGATTI, UFMT; RAFAEL VIVIAN, SPM GGE.
Título: Programas de manejo de plantas daninhas na cultura do feijão-caupi em Sinop-MT
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 29., 2014, Gramado. A ciência das plantas daninhas em clima de mudanças: anais. [Londrina]: SBCPD, 2014. 5 p. 1 CD-ROM.
Páginas: 5
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A cultura do feijão-caupi ainda não possui herbicidas registrados para controle de plantas daninhas, dificultando seu manejo legal em áreas extensivas no Estado de Mato Grosso. Com isso, objetivou-se com este trabalho avaliar diferentes programas de manejo de plantas daninhas na cultura do feijão-caupi. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições, sendo 20 tratamentos, incluindo duas testemunhas (com e sem capina). Avaliou-se a fitotoxicidade dos tratamentos herbicidas à cultura aos 7, 14, 21 e 28 dias após a última aplicação (DAA), a porcentagem de controle de Digitaria horizontalis, Eleusine indica, Tridax procumbens e Digitaria insularis (0 a 100%) e em relação ao feijãocaupi, avaliou-se a massa seca por planta, o número de plantas m -1 e a altura de plantas aos 28 DAA e a produtividade na colheita. O programa 17 (glyphosate + imazethapyr (dessecação) / s-metolachlor (pré) / bentazon (pós) não proporcionou nenhum sintoma de intoxicação nas plantas desde a primeira avaliação, enquanto a associação cloransulammethyl + sethoxydim em pós-emergência (programas 7 e 16) causaram maior intoxicação nas plantas de feijão-caupi na avaliação aos 7 DAA. Os programas de controle com dessecação, aplicação de herbicida pré-emergente e herbicida pós-emergente apresentam produtividades iguais à testemunha capinada, à exceção da aplicação em pós-emergência de imazamox + bentazon. Os programas com glyphosate associado a herbicida residual (imazethapyr) na dessecação com a aplicação em pós-emergência das associações imazamox + bentazon + fluazifop-p-butyl e ethoxysulfuron + fluazifop-p-butyl também apresentam produtividade igual à testemunha capinada.
Thesagro: Vigna unguiculata
Digitaria horizontalis
Fitotoxicidade
Capim Colchão
Feijão de Corda.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014ikedamanejoplantadaninhafeijaocaupi.pdf159,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace