Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006224
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SCANAVACA JUNIOR, L.
CORRÊA, R. F. M.
Informaçães Adicionais: LAERTE SCANAVACA JUNIOR, CNPMA; RONY FELIPE MARCELINO CORREA, Faculdade Municipal Franco Montoro.
Título: Benefícios ambientais da arborização urbana em Mogi Guaçu, SP.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 11., 2014, Poços de Caldas. Anais... Poços de Caldas: IFSULDEMINAS, 2014. Ref. 323.
Páginas: 8 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Conforto térmico
Economia energética
Gestão ambiental
Benefícios ecológicos
Conteúdo: Resumo: A arborização urbana é importante não só pela estética e relaxamento mental, mas pode nos proporcionar uma série de benefícios ambientais como: a purificação do ar pela depuração física, química e biológica, redução da temperatura e aumento da umidade relativa, diminuição dos riscos de enchentes, abrigo e alimento para a fauna, entre outros. O presente trabalho objetivou avaliar a arborização urbana de Mogi Guaçu, descrevendo os principais benefícios ambientais proporcionados pela arborização do município e medidas para melhorar a qualidade da arborização. Foi feita uma amostragem estratificada em cinco bairros, totalizando 75 quadras (quarteirões), possibilitando a identificação das 1290 espécies, de acordo com a classificação de Engler. Mogi Guaçu apresentou Índice Verde por Habitante (IVH) médio de 3,09 m2/habitante, mas com potencial muito bom para o aumento e com baixo custo. Há um predomínio de espécies exóticas (77,99%) e quatro espécies são responsáveis por 71,45% das árvores.
Thesagro: Arborização
NAL Thesaurus: Afforestation
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA07.pdf153,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace