Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006296
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SCHIEDECK, G.
JAHNKE, D. S.
ZIBETTI, V. K.
Informaçães Adicionais: GUSTAVO SCHIEDECK, CPACT; DÊNNIS SILVEIRA JAHNKE, UFEPL; VOLNEI KNOPP ZIBETTI, UFPEL.
Título: Minhocultura como estratégia tecnológica para a agricultura familiar: a contribuição do Congresso Brasileiro de Agroecologia.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESO INTERNACIONAL DE AGROECOLOXÍA E AGRICULTURA ECOLÓXICA, 5., 2014, Vigo. Propostas agroecolóxicas ao industrialismo: recursos compartidos e respostas colectivas: anais. Vigo: Gieea: Revolta, 2014.
Páginas: p. 1017-1032.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agroecologia
Minhocultura
Evento
Congresso Brasileiro de Agroecologia.
Conteúdo: O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o principal fórum de divulgação e socialização de conhecimentos para a produção de alimentos sob bases ecológicas no Brasil. A minhocultura e o húmus de minhoca gozam de grande empatia do público que participa do evento e têm forte identificação com os princípios da Agroecologia. O objetivo do trabalho foi avaliar a contribuição do CBA para a expansão da minhocultura, baseando-se no contexto de quatro propriedades de agricultores familiares ecologistas no sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A partir dos anais das oito edições do CBA, foram sistematizadas as informações publicadas sobre minhocultura e húmus de minhoca, enquanto nas propriedades foi avaliada a dinâmica das principais atividades e seu fluxo de resíduos, bem como a atual estratégia de utilização do húmus e as potencialidades de uso não desenvolvidas. Em média, apenas 2% dos trabalhos publicados no CBA abordam o tema, sendo 75,5% orientados à aplicação final do húmus e desses, cerca de 70% dedicados à elaboração de substratos para a produção de mudas. Nas propriedades, os estercos são a base da alimentação dos minhocários, embora haja outros resíduos que não são aproveitados na sua plenitude. Em geral, as estruturas físicas são pouco adequadas ao manejo das minhocas e não existe qualquer tipo de controle no processo de transformação dos resíduos. A principal aplicação do húmus é na fertilização de hortaliças e fruteiras sob a forma sólida, embora a aplicação seja feita de modo intuitivo, uma vez que se desconhecem as características do produto final. Há pouca sintonia entre o que é apresentado no CBA e as necessidades e interesses atuais dos agricultores, o que limita a contribuição do evento para a dinamização da minhocultura como estratégia tecnológica adaptada à agricultura familiar.
Thesagro: Humus
Pesquisa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Minhoculturacomoestrategiatecnologicaparaaagriculturafamiliar.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace