Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006298
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Trigo - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: SANTI, A. L.
RIFFEL, C. T.
BASSO, C. J.
AMADO, T. J. C.
DELLA FLORA, L. P.
CORASSA, G. M.
EITELWEIN, M. T.
PIRES, J. L. F.
Informaçães Adicionais: ANTÔNIO LUIS SANTI, UFSM; CINEI TEREZINHA RIFFEL, SOCIEDADE EDUCACIONAL TRÊS DE MAIO; CLAUDIR JOSÉ BASSO, UFSM; TELMO JORGE CARNEIRO AMADO, UFSM; LISANDRA PINTO DELLA FLORA, UFSM; GEOMAR MATEUS CORASSA, MESTRANDO UFSM; MATEUS TONINI EITELWEIN, DOUTORANDO UFSM; JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT.
Título: Agricultura de precisão no manejo de pragas na cultura da soja no sul do Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. Cap. 23, p. 267-273.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Glycine max (L) Merrill
Manejo integrado de pragas
Sítio-específico
Site specific
MIP
Soybean.
Conteúdo: Entre os fatores que podem interferir negativamente no rendimento de grãos da soja, destacam-se os insetos-praga. O estudo da distribuição espacial de insetos-praga é fundamental para a utilização de estratégias de controle, aperfeiçoamento de técnicas de amostragens, quantificação de danos econômicos e incorporação de um programa de agricultura de precisão (AP) voltado para manejo integrado de pragas. Avaliar a distribuição espacial de pragas na cultura da soja por meio de ferramentas de AP e a possibilidade de controle sítio específico foi o objetivo desse estudo. O estudo foi realizado na safra agrícola 2007/2008 em uma área de 99,75 ha, localizada no município de Boa Vista das Missões, RS, Brasil. A área foi amostrada em malha de 100 m x 100 m (1 ha) totalizando 98 pontos amostrais. Para fins de comparação, 40,27 ha foram manejados segundo princípios da AP e 59,48 ha segundo a metodologia convencional. Durante a safra investigada realizaram-se 13 avaliações de pragas semanalmente. Este estudo indicou que a utilização das ferramentas de AP em associação as do Manejo Integrado de Pragas - MIP mostram-se promissoras na redução do custo de produção e no incremento da sustentabilidade da produção de soja.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Anticarsia Gemmatalis.
NAL Thesaurus: integrated pest management
precision agriculture.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014LVagriculturadeprecisaop267.pdf394,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace