Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006307
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Trigo - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: PIRES, J. L. F.
CORASSA, G. M.
STRIEDER, M. L.
DALMAGO, G. A.
CUNHA, G. R. da
SANTI, A.
SILVA JUNIOR, J. P. da
SANTI, A. L.
SANTOS, H. P. dos
PASINATO, A.
REMOR, C.
Informaçães Adicionais: JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT; GEOMAR MATEUS CORASSA, MESTRANDO UFSM; MERCIO LUIZ STRIEDER, CNPT; GENEI ANTONIO DALMAGO, CNPT; GILBERTO ROCCA DA CUNHA, CNPT; ANDERSON SANTI, CNPT; JOSE PEREIRA DA SILVA JUNIOR, CNPT; ANTÔNIO LUIS SANTI, UFSM; HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS, CNPT; ALDEMIR PASINATO, CNPT; CAMILA REMOR, ACADÊMICA UPF.
Título: Uso de sensor óptico ativo para caracterização do perfil de NDVI em dosséis de trigo submetidos a diferentes estratégias de manejo.
Fonte/Imprenta: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. Cap. 25, p. 279-286.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: GreenSeeker
DNVI
Triticum aestivum L.
Conteúdo: Novas tecnologias associadas a sensores remotos têm sido usadas na cultura de trigo. Destaca-se a possibilidade de uso do monitoramento do cultivo em tempo real com indicadores que permitem estimar o vigor, potencial produtivo ou estado nutricional das plantas com base na reflectância do dossel. O uso de sensores ópticos ativos na pesquisa de trigo pode contribuir na caracterização de resposta de genótipos à práticas culturais, com posterior uso como suporte à tomada de decisão de manejo. Nesse sentido, em Passo Fundo, RS, na safra de inverno 2012, utilizou-se o sensor óptico ativo GreenSeeker® para avaliar linhagens de trigo passiveis de lançamento comercial pela Embrapa. Caracterizou-se os padrões de NDVI dos genótipos em ensaios de densidade de semeadura, doses de nitrogênio, estratégias de aplicação de nitrogênio em cobertura e aplicação de redutor de crescimento. O sensor óptico ativo GreenSeeker® é uma ferramenta importante para discriminação de diferenças de refletância entre dosséis de trigo. Tanto na comparação de genótipos quanto de práticas de manejo empregadas na cultura do trigo, o sensor óptico ativo, permite identificar precocemente diferenças de refletância entre dosséis, que estão associadas com práticas de manejo de cultivo. Ainda, caracteriza-se como uma avaliação não destrutiva e de fácil execução.
Thesagro: Agricultura de Precisão.
NAL Thesaurus: precision agriculture
wheat.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014LVagriculturadeprecisaop279.pdf621,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace