Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006316
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LUIZ, A. J. B.
EBERHARDT, I. D. R.
SCHULTZ, B.
FORMAGGIO, A. R.
Informaçães Adicionais: ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; ISAQUE DANIEL ROCHA EBERHARDT, INPE; BRUNO SCHULTZ, INPE; ANTONIO ROBERTO FORMAGGIO, INPE.
Título: Visualização de dados de imagens de sensoriamento remoto.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista da Estatística UFOP, Ouro Preto, v. 3, n. 2, 2014. Edição dos trabalhos apresentados oralmente na 59ª Reunião Anual da Regional Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, Ouro Preto, 2014.
Páginas: p. 260-265.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Processamento gráfico
Imagens de sensoriamento remoto
Rotina R
Frequência
Conteúdo: Resumo: Geralmente, os dados de sensoriamento remoto são representados em imagens que reproduzem feições da superfície terrestre. Entretanto, imagens são compostas por dados quantitativos multivariados que podem ser trabalhados de diversas formas para produzir visualizações diferentes das reproduções pictóricas tradicionais. Dados que podem parecer sem valor, como das áreas cobertas por nuvens, podem revelar-se fonte de importante informação para o planejamento de trabalhos futuros. O Brasil tem grande importância na produção agrícola mundial e as culturas mais importantes no país são a soja, o milho e a cana-de-açúcar, que ocuparam 27,7, 15,9 e 8,7 milhões de hectares, respectivamente, na safra 2012/2013. Aproximadamente 40% desta produção se localiza em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Imagens de satélite mostram potencial na estimativa de áreas ocupadas pela agricultura de larga escala. Entretanto, para que se possa obter imagens úteis é preciso que não haja nuvens, o que não é comum nos períodos chave dentro do calendário agrícola dessas culturas na região estudada. Obter imagens livres de nuvens ainda é um grande desafio para o monitoramento da agricultura em escala estadual ou nacional. Este trabalho objetivou demonstrar que o tratamento gráfico de dados oriundos de imagens de sensoriamento remoto pode produzir resultados úteis. Para tanto, foi analisada a frequência de imagens livres de nuvens sobre estados ou mesorregiões, ao longo dos meses, com base em uma série temporal de 2000 a 2013, a partir de dados obtidos pelo sensor MODIS e extraídos utilizando uma rotina do R. Abstract: Our goal was to demonstrate that the graph data processing of remote sensing images can produce useful results. We analyzed the frequency of cloud free images over Brazilian states, using a time series from 2000 to 2013, extracted from the MODIS sensor data and using a routine R.
Thesagro: Sensoriamento remoto
Agricultura
Nuvem
NAL Thesaurus: Remote sensing
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA10.pdf93,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace