Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006441
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MORAES, M. C. M. M. de
CHEN, R. F. F.
ROSSONI, A. L.
PRADO, W. P. B. S. do
REIS, J. C. dos
FERREIRA, D. L.
Informaçães Adicionais: MARCELO CARAUTA M M DE MORAES, CPAMT; RAFAEL FELICE FAN CHEN, IMEA; ANDRE LUIS ROSSONI, CPAMT; WANDER PRADO BOSCO SOUZA DO PRADO, UNEMAT; JULIO CESAR DOS REIS, CPAMT; DANIEL LATORRACA FERREIRA, IMEA.
Título: Nova perspectiva de custo de produção na agropecuária: proposta de avaliação para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 21., 2014, Natal. Gestão de Custos no Brasil Pós-Copa 2014 e Pré-Olimpíadas 2016: Anais... Natal, RN: CBC, 2014. 13 p.
Páginas: 13
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agrossilvipastoril
Conteúdo: O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de grãos do mundo. Entretanto, apesar de seu sucesso, o setor agropecuário está passando por mudanças em sua estrutura e modelos alternativos de organização da estrutura produtiva agropecuária baseados no pilar: aumento da produção/produtividade e preservação ambiental passaram a ter grande destaque. É nesse contexto que se encontram os sistemas produtivos baseados no modelo de sistemas integrados de produção, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), sistemas que têm como princípios básicos a produção sustentável por meio da interação de atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizados em uma mesma área. A literatura fornece poucos exemplos de métodos e ferramentas desenvolvidas para a avaliação destes sistemas. Este trabalho traz contribuições importantes para compreender uma das partes mais críticas destes sistemas, que é o custo de produção. Apresentamos uma nova proposta de visualização dos custos de produção para o setor agropecuário que se baseia no sistema de custeio por atividades (Activity Based Costing) e apresentamos os benefícios que esta metodologia trouxe ao processo de gestão da propriedade e à tomada de decisão do produtor rural.
Thesagro: Custo
Custo de produção
Agronegócio
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014moraescustoproducaoagropecuarioilpf.pdf453,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace