Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006523
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARBOSA, V. P.
PIRES, A. M. M.
COSCIONE, A. R.
SOUZA, N. A. P.
DOMINGUES, B. S.
Informaçães Adicionais: VALERIA PIMENTEL BARBOSA, IFSULDEMINAS; ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; ALINE RENEE COSCIONE, IAC; NADIANE APARECIDA PEREIRA DE SOUZA, IAC; BEATRIZ DE SOUZA DOMINGUES, IB-UNICAMP.
Título: Fitodisponibilidade de nitrogênio em solo adubado com fertilizante mineral ou lodo de esgoto.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2014, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2014. RE Nº 14409.
Páginas: 8 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fitodisponibilidade
Biossólido
Phytoavailability
Conteúdo: Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o lodo de esgoto não poderá ser mais disposto em aterros sanitários. Assim, o uso agrícola se torna ainda mais atrativo. Embora a aplicação deste resíduo ao solo seja normatizada, alguns pontos ainda são questionados, destacando-se a dose calculada a partir da mineralização de nitrogênio quando é realizada mais de uma aplicação ao solo. Portanto, este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a disponibilidade de nitrogênio para plantas de milho em solos previamente tratados com lodo de esgoto. As avaliações foram realizadas em experimento de longo prazo, iniciado em 2001, no qual vem sendo realizada adubação com NPK, dose recomendada de lodo de esgoto ou o dobro desta dose. Concluiu-se que: (i) o teor e a quantidade absorvida de nitrogênio por plantas de milho em solo tratado sucessivamente com a dose recomendada de lodo de esgoto são maiores do que quando é realizada a adubação com NPK; (ii) a quantidade de N absorvida por plantas de milho cultivadas em solo com o dobro da dose recomendada não difere da quantidade absorvida com a adição da dose recomendada, indicando excesso de nitrogênio no solo e maior potencial de contaminação e (iii) a adição do dobro da dose recomendada de lodo de esgoto não resulta em maior produção de massa seca e produtividade quando comparada com a dose recomendada.
Thesagro: Adubo de esgoto
Lodo residual
Nitrogênio
Milho
Solo
Fertilizante
NAL Thesaurus: Biosolids
Nitrogen
Corn
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA24.pdf122,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace