Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006651
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, B. C. S. de
ARAUJO, A. C. de
Informaçães Adicionais: Bárbara Cristina Santos de Oliveira, GRADUANDA UFRA; ALESSANDRO CARIOCA DE ARAUJO, CPATU.
Título: Caracterização da variação diária e sazonal do CO2 atmosférico em cultivo da palma de óleo com híbridos interespecíficos (Elaeis guineensis X Elaeis oleifera) no Leste da Amazônia.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 3., 2014, Belém, PA. Anais. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2014.
Páginas: v. 1, p. 420-426.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dossel
Palma da óleo
Perfil vertical.
Conteúdo: Estudos acerca das mudanças climáticas constataram que o aumento substancial da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), poderá causar consequências ao meio ambiente e aos seres vivos em diversos aspectos, sobretudo em regiões de grande biodiversidade, como a Amazônia. A região possui uma grande extensão de áreas degradadas oriundas principalmente de desmatamentos. Atualmente têm-se investido no cultivo de culturas perenes como a palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) visando recuperar estas áreas. Medidas contínuas do perfil vertical da concentração do CO2 atmosférico ([CO2]) foram obtidas durante os meses de março a junho de 2014 em plantio com híbridos interespecíficos da palma de óleo, na empresa Marborges Agroindústria S.A., Moju, Pará. Esse período compreendeu o máximo da estação chuvosa e a transição para a estação seca no leste da Amazônia. Durante o período noturno, [CO2] aumentou nos níveis próximos do solo, atingindo valores de até 393 ppm. E, durante o diurno, a menor [CO2] foi igual a 379 ppm, observada à altura média da copa (~6 m). A curva média da variação diária da [CO2] mostrou um decréscimo próximo às 7h30 e voltou a aumentar às 18h.
Thesagro: Dendê
Dióxido de Carbono.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p420.pdf533,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace