Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006669
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, W. R. de
VASCONCELOS, S. S.
RAMOS, H. M. N.
RODRIGUES, S. J. S. de C.
RODRIGUES, P. G.
SOUZA, C. M. de A.
Informaçães Adicionais: Walmir Ribeiro de Carvalho, DOUTORANDO UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Helen Monique Nascimento Ramos, DOUTORANDA UFRA; Saime Joaquina Souza de Carvalho Rodrigues, DOUTORANDA UFRA; Possidônio Guimarães Rodrigues, DOUTORANDO UFRA; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU.
Título: Estoque de carbono e densidade do solo em cultivo de palma de óleo na Amazônia Oriental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 3., 2014, Belém, PA. Anais. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2014.
Páginas: v. 2, p. 292-301.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Nordeste do Pará.
Conteúdo: A Palma de óleo é uma importante oleaginosa utilizada na produção de biodiesel, mas ainda são incipientes os resultados do impacto da cultura no estoque de carbono e na densidade do solo na região amazônica. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da sucessão de floresta secundária em sistemas de palma de óleo, na densidade aparente e armazenamento do estoque de carbono em diferentes locais de coleta em Latossolo Amarelo distrófico. O estudo foi realizado no Nordeste do Pará, município de Tomé-Açu. Foram coletadas amostras de solo nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-30 cm de profundidade para análise de carbono total e densidade do solo em quatro locais (coroa, carreador, linha do dendê e pilha) dentro do sistema com palma de óleo com preparo de área mecanizado e comparados com um sistema de referência representado por uma floresta secundária. Os resultados mostraram que as maiores densidades do solo foram encontradas no sistema com palma óleo no carreador até a profundidade de 20 cm. Os maiores estoques de carbono do solo foram observados na profundidade de 0-30 cm na floresta seguido do local coroa na palma de óleo.
Thesagro: Floresta Secundaria
Latossolo Amarelo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p292.pdf436,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace