Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006693
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RAMOS, H. M. N.
RODRIGUES, S. J. S. de C.
ALCÂNTARA, M. M. D.
VASCONCELOS, S. S.
FELIZZOLA, J. F.
OLIVEIRA, I. F. de
Informaçães Adicionais: Helen Monique Nascimento Ramos, UFRA; Saime Joaquina Souza de Carvalho Rodrigues, UFRA; Mábia Maria Duarte Alcântara, UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU; Izabelle Ferreira de Oliveira, ESTAGIÁRIA CPATU.
Título: Fluxo de óxido nitroso (N2O) e metano (CH4) do solo em cultivos de palma de óleo em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 3., 2014, Belém, PA. Anais. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2014.
Páginas: v. 2, p. 416-423.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Leguminosas
Palma de óleo
Sistema agroflorestal.
Conteúdo: Os sistemas agroflorestais são vistos como alternativas viáveis de uso da terra, relacionados a mudanças climáticas, mas ainda há pouca informação sobre sequestro de GEE em SAF's, e sua função de ser fonte ou dreno desses gases. Dessa forma, o objetivo é determinar o fluxo de gases N2O e CH4 a partir do solo de duas agroflorestas com palma de óleo e alta diversidade de outras espécies e outra com baixa diversidade para testar a influência do arranjo do sistema e variáveis abióticas do solo no municipio de Tomé-açu/Pará. As coletas foram realizadas em câmara estáticas em quatro tempos 0, 10, 20 e 30 minutos. A leitura da concentração de N2O e CH4 foi por cromatografia gasosa. Os fluxos de óxido nitroso (N2O) diferiram entre os sistemas alta diversidade (AD) e baixa diversidade (BD), sendo as médias 65 μg N m-²h -¹ no sistema de alta diversidade e 35 μg N m-²h -¹ no de baixa diversidade, porém os fluxos de metano (CH4) em relação aos diferentes sistemas não apresentaram diferenças significativas. Isso ocorreu devido AD apresentar espécies de leguminosas predominante na sua composição que relacionado ao manejo de adubação verde desfavoreceram a capacidade do solo em estocar CH4.
Thesagro: Adubação Verde
Manejo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p416.pdf320,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace