Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006697
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, C. M. de
SUJII, E. R.
SCHMIDT, F. G. V.
FRIZZAS, M. R.
CAMPOS, T. M.
Additional Information: CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC; EDISON RYOITI SUJII, CENARGEN; FRANCISCO GUILHERME V SCHMIDT, CENARGEN; MARINA R. FRIZZAS, UNB; TÚLIO M. CAMPOS.
Title: Caracterização da fauna de Scarabaeoidea (Insecta: Coleoptera) em agroecosistemas de produção de hortaliças no Distrito Federal.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014. Resumo 1134.
Language: pt_BR
Keywords: Scarabaeoidea
Mellolonthidae
Diversidade
Indicadores biológicos
Insetos
Distrito Federal
Description: A diversidade de vegetação nos sistemas produtivos e no entorno, a permanência das culturas no tempo, a intensidade de manejo e o grau de isolamento entre sistemas produtivos e áreas naturais exercem forte influência sobre os diversos organismos. Neste contexto, os Scarabaeoidea (Insecta: Coleoptera), devido aos seus hábitos alimentares e comportamento, podem ser usados como indicadores biológicos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a diversidade (riqueza e abundância) de Scarabaeoidea em ambientes de cultivo orgânico de hortaliças, vegetação nativa (cerrado) e agrofloresta no Distrito Federal. Os estudos foram conduzidos em 4 propriedades de produção orgânica de hortaliças. Em cada propriedade foram selecionados talhões: T1 e T2- hortaliças (orgânica); T3 ? pousio; T4 ? cerrado e T5 ? agrofloresta. Quinzenalmente, entre janeiro/2012 e fevereiro/2013, foram instaladas em cada talhão, 6 armadilhas de queda contendo sulfato de cobre 2% que foram recolhidas após 48 horas. Os Scarabaeoidea foram triados em nível de gênero. Foram coletados 774 espécimes de Scarabaeoidea pertencentes a 16 gêneros (Aegopsis, Astaena, Ataenius, Bolbapium, Canthidium, Canthon, Ceraspis, Chaetodus, Coprophanaeus, Dichotomius, Discinetus, Paranomala, Passalus, Phyllophaga, Pseudocanthon e Trichillum). Canthon foi o gênero mais abundante (n=371) e juntamente com Dichotomius e Aegopsis representaram 93,5% do total coletado. Os gêneros Canthon e Dichotomius são copronecrófagos e Aegopsis engloba espécie considerada importante praga de solo. Observou-se maior abundância dos Scarabaeoidea na primeira metade do período chuvoso entre outubro e dezembro/2012 (85,5% do total coletado). A diversidade coletada de gêneros foi maior nas áreas de cultivo (T1 e T2) e cerrado (T4) e a abundância foi maior no pousio (T3), cerrado (T4) e agrofloresta (T5). Esses resultados sugerem que o cultivo orgânico se apresenta como um ambiente favorável para alimentação, reprodução e/ou abrigo para os Scarabaeoidea.
NAL Thesaurus: Coleoptera
Data Created: 2015-01-26
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34225.pdf57,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace