Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006924
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MARTINS, A. B. N.
COSTA, C. J.
SCHEER, S.
MONTEIRO, M. A.
VÉRA, J. G.
MEDEIROS, L.
Informaçães Adicionais: ANDRÉA BICCA NOGUEZ MARTINS, UFPel/Bolsista CAPES; CAROLINE JACOME COSTA, CPACT; SIMONE SCHEER, UCPEL; MANOELA ANDRADE MONTEIRO, UFPel/Bolsista CAPES; JOHANA GONZALES VÉRA, UFPel/Bolsista CAPES; LETÍCIA MEDEIROS, UFPEL/Bolsista CAPES.
Título: Identificação de métodos para superação da dormência em sementes de cornichão.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGREGA URCAMP, 11.; JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 12., 2014, Bagé. Anais... Bagé: Ediurcamp, 2014. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Notas: Título em inglês: Identification of methods to overcome seed dormancy in lotus.
Palavras-chave: Escarificação.
Conteúdo: O cornichão é uma leguminosa forrageira amplamente utilizada no Rio Grande do Sul que se destaca por sua versatilidade, tolerância à acidez e à baixa fertilidade, além de excelente valor nutritivo, conferido por elevados teores de proteína e digestibilidade. Entretanto, um dos problemas da espécie é seu estabelecimento lento, devido à dormência tegumentar, exigindo o emprego de tratamentos pré-germinativos que permitam a superação da dormência das sementes e expressão da máxima germinação do lote. O objetivo do presente trabalho foi identificar métodos eficientes, rápidos, seguros e de fácil padronização para a superação da dormência de sementes de cornichão. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado e foram utilizadas sementes de cornichão de uma linhagem avançada de melhoramento. As sementes foram submetidas a doze tratamentos visando à superação da dormência: pré-esfriamento (10 ºC) por 7 dias, imersão em água a temperatura ambiente por 8 e 16 horas, escarificação mecânica com lixa por 20, 40, 60, 80 e 100 segundos, a 1750 rpm, e escarificação mecânica com revestimento das pás do cilindro do escarificador com borracha de 0,7 cm de espessura, por 5, 10, 15 e 20 segundos. Após cada tratamento, as sementes foram submetidas ao teste de germinação a 20-30 ºC, por 12 dias, sendo avaliadas quanto à percentagem de germinação. O tratamento de pré-esfriamento, atualmente recomendado para superação da dormência das sementes de cornichão pelas Regras para Análise de Sementes, não foi eficiente para promover a germinação das mesmas. A escarificação mecânica com revestimento das pás do cilindro do escarificador com borracha, por 5 segundos, é eficiente para superação da dormência de sementes de cornichão.
Thesagro: Cornichão
Germinação
Lotus corniculatus
Semente.
Ano de Publicação: 2014
ISBN: 978-85-63570-21-5
ISSN: 1982-2960
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevistaCONGREGAURCAMP2.pdf247 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace