Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006925
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANCO, D. A. S.
ALMEIDA, S. D. B.
MOURA, M. A. M.
BOTTEON, J. E.
CERDEIRA, A. L.
QUEIROZ, S. C. do N. de
MATALLO, M. B.
Informaçães Adicionais: DANIEL ANDRADE DE SIQUEIRA FRANCO, IB-Campinas; SIDNEY D B. ALMEIDA, IB-Campinas; MONICA ACAUI MARCONDES DE MOURA, IB-Campinas; JOSE EDUARDO BOTTEON, IB-Campinas; ANTONIO LUIZ CERDEIRA, CNPMA; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; MARCUS BARIFOUSE MATALLO, IB-CAMPINAS.
Título: Subdoses de glyphosate como ferramenta na produção de ácido chiquímico por Brachiaria plantaginea (Link) Hitchc.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 29., 2014, Gramado. A ciência das plantas daninhas em clima de mudanças: anais. [Londrina]: SBCPD, 2014
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ácido chiquímico
HPLC
Conteúdo: Resumo: Periodicamente a humanidade é assolada por pandemias de gripe com consequências fatais. Dessa forma, o desenvolvimento de medidas eficazes para combater as viroses é de crucial importância para a saúde humana. O fosfato de oseltamivir é um potente inibidor viral produzido a partir do ácido chiquímico e extraído da semente de llicium verum sua mais importante fonte natural. Tendo como sítio de ação a enzima 5-enolpiruvilchiquimato-3-fosfato sintae (EPSPs), glyflosate é o único composto capaz de inibir a sua atividade com o consequente acúmulo do ácido chiquímico pelos vegetais. Plantas de B. plantaginea foram pulverizadas com subdoses de glyflosate determinado-se o teor de ácido chiquímico na massa seca dessas plantas por HPLC aos 0, 3, 6, 9 e 12 dias após aplicação do herbicida. Os resultados mostraram que a aplicação de 36 g.ha-1 de equivalente ácido chiquímico quando comparada com os demais tratamentos nas diferentes épocas de amostragem, alcançando um máximo de concentração 6 dias após sua aplicação nas plantas de B. plantaginea, evidenciando o potencial dessa planta como fonte de ácido chiquímico para a produção de fosfato de oseltamivir quando tratada com esse herbicida.
Thesagro: Brachiaria plantaginea
Herbicida
Análise química
Cromatografia
Influenza aviária
NAL Thesaurus: Shikimic acid
Glyphosate
High performance liquid chromatography
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA41.pdf215,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace