Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007437
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, L. P. de
LIMA, C. G. de
SIQUEIRA, M. C.
CASTRO, V. L. S. S. de
Informaçães Adicionais: LUZIA PEDROSO DE OLIVEIRA, ESALQ-USP; CESAR GONÇALVES DE LIMA, FZEA-USP; MARIA CELIA SIQUEIRA, UFSCar.
Título: Ajuste de modelo heteroscedástico em estudo toxicológico usando o SAS.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista da Estatística UFOP, Ouro Preto, v. 3, n. 3, 2014. Edição dos trabalhos apresentados como pôsteres na 59ª Reunião Anual da Regional Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, Ouro Preto, 2014.
Páginas: p. 49-53.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Nanotecnologia
Nanopartículas
Econoxicology.
Conteúdo: A principal motivação desse trabalho é apresentar uma aplicação, em estudo toxicológico, de modelo de análise de variância com dois fatores com variâncias residuais heterogêneas, usando os procedimentos MIXED e PLM do SAS. O experimento foi conduzido no laboratório de ecotoxicologia e biossegurança da Embrapa Meio Ambiente e teve como um de seus objetivos avaliar os efeitos de sexo e dose na quantidade de nanopartículas encontradas nos tecidos dos íleos de ratos Wistar que receberam diariamente ao longo de 28 dias, via oral, doses repetidas de um nanocomposto. O modelo heteroscedástico foi ajustado usando o procedimento MIXED. Os desdobramentos da interação significativa, entre os níveis dos fatores sexo e dose, foram feitos usando o procedimento PLM que possibilitou um maior detalhamento dos mesmos. A tendência crescente das concentrações médias de nanopartículas nos íleos dos machos em relação às doses do nanocomposto, foi descrita por um modelo de regressão linear ponderada. Nesse caso, ainda que o procedimento MIXED pudesse ser usado, o procedimento REG, por ser mais específico para esse tipo de análise, disponibilizou gráficos mais completos.
Thesagro: Animal de laboratório
Rato
Composto químico
Modelo matemático
Toxidez
NAL Thesaurus: Nanoparticles
Nanotechnology.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA54.pdf787,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace