Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007812
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: AQUINO, J. R. de
LACERDA, M. A. D. de
LIMA, J. R. F. de
Additional Information: JOACIR RUFINO DE AQUINO, UFCG; MARTA AURÉLIA DANTAS DE LACERDA, UFPB; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Title: Agricultura familiar no Estado da Paraíba: uma análise a partir de tabulações especiais do censo agropecuário 2006.
Publisher: Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 45, n. 4, p. 53-66, out./dez., 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Agri ultura familiar
Family farming.
Description: O objetivo deste artigo é demonstrar o peso socioeconômico da agricultura familiar paraibana com base em ?tabulações especiais? do Censo Agropecuário 2006, apresentando os principais segmentos que se destacam no interior dessa categoria de produtores e a composição da renda. As ?tabulações especiais? foram elaboradas segundo o recorte da Lei da Agricultura Familiar e a partir das normas do PRONAF vigentes no Plano Safra 2006/2007. O trabalho mostra que a agricultura familiar é o segmento social predominante no rural paraibano. Todavia, há uma grande heterogeneidade e desigualdade social no interior dessa categoria de produtores, onde a maioria são extremamente pobres e apenas uma pequena parcela consegue sobreviver a partir das atividades agropecuárias. Essa constatação revela o risco de considerar a agricultura familiar como um setor homogêneo e, ao mesmo tempo, abre novas possibilidades de pesquisa que podem ampliar o campo de ação das políticas públicas de desenvolvimento rural.
Thesagro: Desenvolvimento rural
Agricultura Familiar.
Data Created: 2015-02-05
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoRicardocpatsa2014.pdf231,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace