Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007980
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PACHECO, E. P.
BARROS, I. de.
Informaçães Adicionais: EDSON PATTO PACHECO, CPATC; INACIO DE BARROS, CPATC.
Título: Uso de imagens aéreas para avaliação da cobertura do solo em sistemas de produção de grãos no estado de Sergipe.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In:SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA; CIÊNCIA, INOVAÇÃO E MERCADO, 2014, São Carlos, SP. Siagro: [ anais..]. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014. 165-168 p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A semeadura simultânea de milho com espécies forrageiras pode proporcionar boa cobertura do solo após a colheita dos grãos, e pode ser usada com dupla finalidade: a) pastagem no sistema integração lavoura pecuária; b) formação de cobertura morta no sistema plantio direto. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de imagens aéreas digitais para mensuração da cobertura do solo em sistemas de produção de milho e soja em área de transição dos Tabuleiros Costeiros e Agreste de Sergipe. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, e seis tratamentos: 1) milho monocultivo em preparo do solo convencional (MMPC); 2) soja monocultivo em preparo do solo convencional (SMPC); 3) milho monocultivo em plantio direto (MMPD); 4) soja monocultivo em plantio direto (SMPD); 5) milho consórcio com Brachiaria decumbens em plantio direto (MBDPD) e 6) milho consórcio com Brachiaria ruziziensis em plantio direto (MBRPD). Após a colheita do milho e da soja, a cobertura do solo foi avaliada em duas épocas (30 e 105 dias após a colheita) por meio da interpretação de imagens digitais obtidas por uma câmera Gopro estabilizada por um gimbal instalado em um Drone radio controlado, que foi utilizado para sobrevoar as parcelas experimentais. A utilização de Drones para obtenção de imagens aéreas é viável para avaliação da uniformidade da cobertura do solo em sistemas de produção de grãos e pastagens. A utilização de imagens aéreas para avaliação da cobertura do solo deve ser associada a métodos clássicos de quantificação da massa da cobertura por área.
Thesagro: Plantio direto
Brachiaria
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
siagrospattoinacio.pdf850,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace