Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008055
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, M. T. B. de
NOGUEIRA, S. R.
HERMÍNIO, M. F.
MACEDO, P. E. F. de
Additional Information: Maria Tereza Batista de Oliveira; SONIA REGINA NOGUEIRA, CPAF-AC; Mailson Facundes Hermínio; PAULO EDUARDO FRANCA DE MACEDO, CPAF-AC.
Title: Uso de fungicidas e óleo essencial dilapiol para controle de Colletotrichum gloesporioides em açaí.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 66., 2014, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SBPC, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Controle de doenças
Fungicidas
Óleo essencial dilapiol
Colletotrichum gloesporioides.
Description: O açaizeiro é encontrado principalmente no norte do Brasil. É fonte de renda para a família ribeirinha. Sua fruta possui proteínas, fibras, lipídios, vitaminas, fósforo, ferro e cálcio. Além da alimentação, o açaí é usado nas industriais de cosméticos e artesanatos. Devido a suas propriedades nutricionais, o consumo de açaí aumentou e surgiu a necessidade de maior produção. Novos plantios de açaizeiro vêm sendo feitos, em especial no norte do Brasil. Entretanto aspectos fitossanitários precisam ser estudados. Doenças, como a antracnose, causada pelo fungo C. gloesporioides, tem causado prejuízos no Acre. A antracnose pode ocorrer em mudas e plantas adultas, e ocasionar sintomas em frutos e folíolos. A doença tem maior importância em mudas em viveiros. Mudas infectadas tem folhas necrosadas, o que reduz o desenvolvimento da planta e compromete as escalas de plantio. Em alta intensidade a doença pode matar a muda. Mudas doentes desenvolvem-se pouco e elavam o custo de produção com uso de agrotóxicos. Ainda não existem produtos recomendados para o controle da antracnose em açaí, e pouco se conhece sobre a eficiência de produtos alternativos. Assim, objetivou-se avaliar o efeito dos fungicidas flutriafol, cloreto de benzalcônio e do óleo essencial (dilapiol) sobre C. gloesporioides. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos fungicidas flutriafol, cloreto de benzalcônio e do óleo essencial (dilapiol) de Piper aduncum para o controle in vitro do crescimento micelial e da germinação de conídios de Colletotrichum gloesporioides proveniente de mudas de açaizeiro.
Thesagro: Açaí.
Data Created: 2015-02-06
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25434.pdf158,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace