Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008397
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARROS, B. R.
SANTOS, E. L. dos
SANTOS, S. A.
SOUZA, F. F de
Informaçães Adicionais: INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL; E. L. dos SANTOS, INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL.
Título: Modelagem e implementação do sistema estação cavalo pantaneiro para análise das características morfométricas.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA, 2014, São Carlos, SP Anais do SIAGRO: ciência, inovação e mercado 2014. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2014. p. 101-104. Editores: Carlos Manoel Pedro Vaz, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, Silvio Crestana.
Idioma: pt_BR
Notas: Título em inglês: Modelling and implementing os system cavalo pantaneiro station for the analysis of morphometric measures.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Banco do Brasil
Lógica fuzzy
Mineração de dados
Raças adatadas
Conteúdo: A caracterização morfofuncional do cavalo pantaneiro é um dos critérios de conservação, seleção e melhoramento da raça. Visando extrair conhecimentos e padrões de 15 medidas lineares comumente tomadas no registro de raça, este estudo objetivou implementar sistema de dados denominado "Estação Cavalo Pantaneiro" (SDECP). O modelo conceitual criado para a construção do SDECP baseou-se na análise, modelagem, implementação, teste e aplicação. Para a modelagem do banco de dados, utilizou-se a ferramenta brModelo, para a mineração a ferramenta WEKA, para implementação a (IDE) NetBeans e o MATLAB. Para a extração de informações e formulação de padrões por meio de dados morfométricos da raça e índices gerados, utilizou-se da árvore de decisão e lógica fuzzy. Com o SDECP criado foi possível explorar os dados morfométricos por meio de gráficos reunidos ou individualizados, assim como definir padrões da raça. Este banco mostrou ampla gama de aplicação nas tomadas de decisão referente às medidas morfofuncionais da raça.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigoSiagro2014SANTOS.pdf936,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace